SEO

O que é SEO? Entenda a importância da ferramenta para a otimização do site!

Ter um site sempre bem posicionado nas buscas do Google é um dos objetivos de todo empreendedor. Para alcançar esse resultado, uma estratégia muito utilizada é o SEO (Search Engine Optimization) ou, traduzindo, otimização de site. Com algumas técnicas simples, é possível melhorar o alcance e conquistar mais contatos para o seu negócio.

 

Nesse artigo, você vai conferir 5 dicas para começar a investir em estratégias de SEO. Continue a leitura!

 

SEO e o Marketing de Conteúdo

O principal objetivo do SEO é fazer com que o conteúdo do seu site/blog seja identificado mais facilmente pelos robôs do Google, por exemplo, de acordo com as pesquisas realizadas no buscador. Por isso, o Marketing de Conteúdo é tão importante.

 

Mas como começar? Primeiramente, é necessário utilizar nos textos palavras-chave, que são aqueles termos mais procurados pelos seus clientes. Para descobrir quais são elas, você precisa definir muito bem quem é seu público-alvo e suas principais dúvidas. Além disso, existem também algumas ferramentas que podem ajudar nesse momento, como o Keyword Planner e o Keyword Tool.

 

Após definir as palavras-chave, você deve utilizá-las, pelos menos, 3 vezes em cada artigo, além de incluir no título e na URL. Dessa forma, os robôs do Google podem considerar seu site mais relevante. Agora que você já entendeu a importância do conteúdo, vamos te mostrar outras dicas importantes:

 

1. Inclua hiperlinks

Ao incluir hiperlinks internos nos textos, você ajuda a aumentar a navegação dentro do seu próprio site, fazendo o cliente conhecer mais sobre seu produto/serviço. Incluir hiperlinks externos também ajuda a melhorar seu rankeamento no Google.

 

2. Use intertítulos

Chamar a atenção do leitor na internet não é uma tarefa fácil, já que ele tem disponível um grande volume de informação. Por isso, ele precisa ser atraído de imediato pelo conteúdo, e uma das formas de fazer isso é utilizando intertítulos.

 

Além de facilitar a leitura, eles também ajudam a destacar o conteúdo por meio das palavras-chave que podem ser incluídas. Procure utilizar, no mínimo, dois intertítulos em cada artigo.

 

3. Destaque termos com negrito

Sabe aquelas frases mais interessantes do texto? Ou que possuem as palavras-chave? Destacá-las com negrito é uma boa forma de chamar a atenção do leitor e, ao mesmo tempo, otimizar o conteúdo.

 

4. Invista em listas

Para deixar o texto mais leve, você pode utilizar os chamados bullet points e criar listas, em vez de escrever parágrafos muito longos. Esse formato permite uma melhor visualização do conteúdo.

 

5. Otimize também as imagens

Os robôs do Google não leem somente os textos, mas também as imagens. Por isso, é importante otimizá-las por meio da tag ALT. No código fonte da imagem, é só localizar a tag e incluir a palavra-chave na frente. Para quem não possui muitos conhecimentos em HTML, alguns blogs já oferecem essa opção no momento da postagem do texto.

 

O trabalho de SEO exige dedicação e tempo para alcançar os resultados. Por isso, é importante começar o quanto antes a investir na otimização do site. Nesse artigo, você conferiu as principais dicas para iniciar esse processo. Agora, é só colocar a mão na massa e atrair mais clientes!

 

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