Entenda como o Youtube pode contribuir para a sua estratégia de SEO

O Youtube que é uma plataforma do próprio Google, é uma das formas de encontrar resultados rápidos, para os mais variados temas. Nesse artigo vamos abordar sobre como o Youtube pode contribuir para a sua estratégia de SEO.
Essa plataforma quando utilizada com algumas técnicas e conhecimentos de forma direta, pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar nos resultados de SEO, seja em uma estratégia institucional ou não.

Confira nesse artigo as principais informações, para conseguir utilizar mais essa plataforma em sua estratégia de marketing digital.
Youtube: rede social ou mecanismo de busca?

Usuários e até mesmo profissionais da área digital por vezes acreditam que o Youtube pode ser considerado como uma rede social, especialmente pelo fato de que são pessoas que realizam as publicações de conteúdo em vídeo e ainda, outras pessoas podem comentar no canal, que pode ser considerada como uma página e proporcionar engajamento.

No entanto, os próprios responsáveis pelo Google afirmaram há pouco tempo que o Youtube é na verdade, uma ferramenta de busca de vídeos.

Afinal, por mais que a quantidade de vídeos de entretenimento, a grande maioria dos usuários entra na plataforma com o objetivo de tirar alguma dúvida, saber algum assunto específico para depois, seguir para os conteúdos secundários.

Esse posicionamento ajuda a entender o site de vídeos até mesmo, como um posicionamento de negócio.

Dessa forma é preciso entender como o Youtube também pode ser trabalhado de forma específica, para ser utilizado como uma verdadeira estratégia para proporcionar resultados em SEO.

seo youtube

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Veja como a plataforma de vídeos pode ser utilizada no SEO

É comum pensar que a forma que o SEO é utilizado para os blogs e sites, o conteúdo em texto, será diferente do SEO para vídeos no Youtube. Mas a verdade é que muitos conceitos do tradicional Search Engine Opitimization serão utilizados também no gerenciamento de vídeos.

Uma das primeiras informações que o Youtube coleta é a preferência dos conteúdos de cada usuário, baseado principalmente nas suas visitas mais recentes. No entanto, na hora de realizar uma pesquisa existem outros fatores que podem ser levados em conta, para apresentar o ranking de resultados.

De acordo com a empresa Rock Content, existem alguns critérios que são levados em conta para apresentar os resultados no momento de busca na plataforma de vídeos:

-Informações contidas no título (Title Tags);

-Retenção da audiência (tempo de visualização x tempo total do vídeo);

Palavras-chave na descrição;

-Visualizações;

-Tags;

-Duração do vídeo;

-Compartilhamento;

-Link building;

-Quantidade de seguidores conseguidos após a visualização do vídeo;

-Comentários;

-Curtidas e descurtidas;

O SEO para Youtube é na verdade a otimização dos vídeos para que sejam apresentados para o usuário, nas primeiras posições da mesma forma que acontece com o Google em sua página de pesquisa que reúne todos os resultados da internet e inclusive, os vídeos que estão relacionados ao termo pesquisado.

Existem duas formas básicas que o Youtube pode contribuir para a estratégia de SEO. Uma delas é ter um vídeo que será tão bem otimizado que mesmo quando a pesquisa for realizada no Google, devido à relevância do vídeo ele será apresentado na página de pesquisa junto com outros sites.

Além disso, os próprios vídeos quando são bem otimizados podem conseguir excelentes taxas de visualização, mostrando para a plataforma que o canal tem realmente um conteúdo de qualidade e que é relevante para os usuários, fazendo com que seja exibido mais vezes na página de pesquisas e levando os usuários, para assistir ao seu vídeo.

Procure deixar o link do seu site ou blog no box de informações do vídeo, o que pode aumentar até mesmo a quantidade de acessos, conseguindo proporcionar excelentes resultados para a sua estratégia.

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!

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