Como criar um link building de qualidade

Mesmo em 2020, além de um bom conteúdo, criar um link building de qualidade continua sendo um dos fatores de classificação mais importantes e ainda necessário.

É normal você ler em artigos que um bom conteúdo é o suficiente para criar engajamento e promoção por ele mesmo. Porém, na verdade, somente isso não basta.

Outro aspecto igualmente importante é trabalhar bem as técnicas para SEO. Pois a maioria dos sites não tem autoridade e alcance suficientes para que o conteúdo se espalhe por conta própria. Principalmente se estiver começando.

Vamos ver agora mais sobre isso.

Como criar um link building de qualidade

Em se tratando de backlinks, é a qualidade que conta, não a quantidade

Ao contrário do que acontecia no passado, não é apenas a quantidade de backlinks que conta, mas acima de tudo a qualidade.

Nesse contexto, qualidade significa ter um link em um site que se relaciona tematicamente com o seu próprio site e ao mesmo tempo possui reconhecimento e confiança do Google.

A confiança é definida por um perfil de link de alta qualidade no site vinculado e pela classificação do Google como uma fonte confiável no respectivo tópico.

Portanto, ao selecionar fontes de link, que irão apontar para seu site, é fundamental examinar atentamente o site, bem como o artigo em que seu link estará inserido.

Conhecer bem o site, quantidade de acesso, valor de domínio, foco temático, qualidade dos conteúdos publicados e aparência é essencial para isso.

Com o link building sustentável, certifique-se de construir links de alta qualidade a partir de páginas tematicamente apropriadas. Além disso, evite construir referências excessivas que não têm nada a ver com o tópico real.

O Google aposta na qualidade para ofertar aos seus usuários, não na quantidade. Veja mais sobre como fazer backlinks de qualidade nesse interessante e rico artigo https://mudarparacrescer.com/como-fazer-backlinks-de-qualidade-e-melhorar-seu-trafego-organico/

Os textos do link devem variar

Outro aspecto que deve ser levado em consideração para um mix de links perfeito é a variação dos textos dos links.

Utilizar sempre o mesmo texto para os links ou apenas “palavras-chave calda longa” é um erro e não deve ser usado sempre ao construir um link. Pois a vinculação de palavras-chave calda longa diretamente com a palavra-chave otimizada na página de destino, não é natural.

O Google reconhecerá rapidamente essa estratégia de link como um link building não natural e a penalizará. Um mix de link saudável e sustentável deve, portanto, consistir nos seguintes tipos de link:

Links de marca

Textos de links que contêm a marca. Ou seja, utilizar o nome da marca para conter o link que levará até o site da marca.

Por exemplo em um artigo que fale sobre comida vegana utilizar o nome de uma marca para levar o usuário a página dessa marca.

Links com a url inteira

O uso direto de um URL ou domínio como por exemplo o que foi utilizado acima no item que fala sobre qualidade do backlink.

Links de correspondência parcial

Por exemplo, inclui textos de link que contêm variações ou sinônimos da palavra-chave principal. Para a palavra-chave principal “link building”, as palavras-chave do site destino poderiam ser, por exemplo, “o que é link building”, “veja exemplos de link building”, ou “link building”.

Links genéricos

Isso inclui todos os outros links, como “saiba mais”, “leia mais”, “postagem no blog” ou “clique aqui”.

Importante utilizar backlink para todas as páginas do site e não só para a principal

backlinks sites variados
Backlinks para as diversas páginas do seu blog

 

Não direcione todos os links para sua página principal. As demais páginas de um site têm melhor classificação se a autoridade do domínio for mais alta no geral.

Isso significa que, com uma boa combinação de links, você deve ter a preocupação para não vincular apenas uma página, como a principal. Mas sempre nas várias páginas que contém os artigos, por exemplo.

Pois para o Google não parece natural se todos os backlinks apontam para sua página inicial. É óbvio que isso não significa que a página inicial não deva ter um link. Porém não deve ser sempre.

Sabemos que a página inicial costuma ser consultada com mais frequência, o que é natural. Porém o mais adequado é que caiam em outras páginas secundárias e, dali, vão naturalmente para a principal

Isso não só parece mais natural, mas também fornece a todo o site uma visitação mais equilibrada.

A proporção exata de quantos backlinks para a página principal e quantos para as demais é complicado definir. Pois isso varia dependendo do setor.

Em uma empresa de serviços, por exemplo, o número de links para a página inicial é muito maior do que em um blog de emagrecimento.

A localização do link e o número de links de saída desempenham um papel importante

Além da qualidade e variação dos textos dos links, esse é outro aspecto que deve ser levado em consideração.

A posição que um link é colocado em um site e quantos links de saída estão disponíveis também é fundamental.

Os links utilizados nos textos na parte visível de um site são classificados como os mais elevados. Na sequencia vem os links localizados na barra lateral direita e esquerda.

Os links do rodapé são os menos significativos.

Além do posicionamento dos links, é importante quantos backlinks estão em uma página secundária.

Um link de uma página com menos links externos é de qualidade superior.

Ao construir links, portanto, preste atenção ao posicionamento dos links e ao número de backlinks adicionais na página que fornece o link.

Trabalhe para obter links de tantos domínios diferentes quanto possível, porque isso conta mais do que vários links de um site.

Um perfil de link natural consiste em links follow e nofollow

Com a ajuda do atributo follow / nofollow, pode ser regulado se um link é incluído no cálculo da popularidade do link ou se os motores de busca devem seguir o alvo do link ou não.

Os links declarados como NoFollow não são incluídos diretamente no ranking. No entanto, as referências nofollow pertencem a todo perfil de backlink.

Um perfil de link sem links nofollow levaria à suspeita de que os links foram criados de uma forma não natural.

O atributo “nofollow” é frequentemente usado em áreas de comentários, diretórios de negócios, catálogos da web, fóruns, livros de visitas e em páginas que vinculam conteúdo que não é relevante para o tópico.

Portanto, certifique-se de gerar links nofollow ao criar links. Como por exemplo fazendo comentários construtivos em artigos de outros blogs.

No entanto, a maioria dos backlinks deve sempre ter o atributo follow.

O link building progressivo vale a pena

A construção contínua e lenta de links é outro ponto importante que deve ser levado em consideração para criar um link building de qualidade.

Por exemplo, se você acabou de criar um blog e consegue criar 200 backlinks apontando para ele em um mês, o Google terá a certeza de considerá-lo como feito artificialmente.

Mesmo que isso leve ao sucesso de curto prazo, provavelmente resultará em uma penalidade para o Google.

No final, todo seu investimento foi por água abaixo. Além de ocupar seu tempo para remover os backlinks.

Para evitar isso, é fundamental você criar um planejamento e dividir em etapas.

Colete fontes de links interessantes na primeira etapa, faça os contatos necessários na segunda etapa e, na sequência, crie uma programação.

Porém, a programação não deve ser feita de forma que você construa exatamente um número exato de links por um determinado período. Por exemplo 10 links por semana.

Isso certamente pareceria muito antinatural e deve ser evitado.

Sempre tenha em mente: o link building deve ser moderado, mas regular. Consistência é a palavra-chave.

Mesmo que você já tenha os rankings desejados, deve sempre ter em mente que a concorrência nunca descansa.

Com isso, o link building é um processo contínuo e contínuo que deve sempre ser monitorado com as métricas de SEO corretas.

Conclusão

Vimos diversos aspectos e pontos de atenção para criar um link building de qualidade. E que fazer uma programação é imprescindível.

Cada segmento de mercado ou nicho requer ações diferentes, não existe uma receita única para todos.

Mas se você mantiver os seguintes pontos em mente, você está definitivamente no caminho certo:

  • Utilize um mix de links, tanto em sites diferentes, posicionamentos e forma de exibição
  • Pesquise a fonte dos links. É séria e relevante para o assunto? Qual sua autoridade e domínio?
  • Envie backlinks não apenas a página inicial, mas também as páginas secundárias
  • Crie links follow e nofollow
  • O link building deve ser contínuo e lento

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!