SEO e suas vantagens no e-commerce

Para conhecer o SEO e suas vantagens, é preciso saber do que se trata essa sigla, e como ela pode ajudar os estabelecimentos comerciais a se desenvolverem.

Na prática, o SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português significa otimização de mecanismo de pesquisa, e consiste na soma de técnicas aplicadas em páginas e conteúdos online.

Com tais estratégias é possível melhorar o posicionamento nos sites de busca, direcionando os consumidores a encontrarem materiais/produtos adequados às suas necessidades por meio de palavras-chave. 

Os resultados apresentados são diversos e, por isso, utilizar a localização, manter canais de comunicação acessíveis e otimizar os conteúdos conforme as estratégias valorizam a empresa.

Por se tratar de uma técnica aplicada de forma gratuita e constantemente aperfeiçoada, a otimização e campanhas devem ser revistas, como os aspectos de dimensionamento para telas distintas.

Além disso, o SEO também se baseia em ações orgânicas, como a hierarquização dos conteúdos e o próprio uso da palavra-chave,  sem o impulsionamento pago. 

Assim, conforme os internautas realizam as pesquisas e utilizam palavras específicas para encontrar o conteúdo, sua página pode ser ranqueada adequadamente na primeira página, direcionando os internautas ao funil de vendas, possibilitando a conversão.

A importância do SEO

A internet está repleta de produtos e serviços que atendem aos mais variados perfis e necessidades. Para se destacar, é preciso atrair o público, e saber com qual desses grupos se deseja falar pode ser um diferencial ao criar as campanhas.

As palavras-chave que compõem o SEO servem exatamente para facilitar a localização da página nos mecanismos de buscas, como o Google, ou mesmo para patrocinar o link conforme o interesse dos usuários. 

Essas palavras são termos comumente relacionados ao tema/produto abordado, e são usados pelos internautas para encontrar algo. 

Exemplo disso é quando utilizamos o Google para encontrar uma peça de roupa específica, seja online ou em uma loja próxima do local em que moramos. 

Assim, tanto os usuários podem buscar por “calça jeans barata na Zona Sul”, quanto as lojas podem especificar isso em seus materiais para facilitar a localização do internauta.

Por isso é muito importante saber relacionar os negócios e a abordagem dos produtos/conteúdos com as finalidades propostas e interesses dos usuários em sites, blogs e redes sociais.

Somente assim será possível atender o cliente de maneira correta e direcionar o material adequado, facilitando a localização pelo público almejado. 

Imagine que um profissional procura por um curso de reciclagem de bombeiro civil e se depara com diversos conteúdos na primeira página do buscador, sendo que muitos títulos e direcionamentos não atendem exatamente ao seu propósito.

Nesse caso, as empresas que utilizam as palavras-chave de maneira correta, apresentando um conteúdo e opções para realizar o curso se destacarão na página (visto a abordagem ser semelhante à procurada) e no olhar do usuário, ganhando sua confiança.

Outras produções podem ser apresentadas, sanando dúvidas comuns desse público e demonstrando expertise no assunto. 

Assim, quando essa pessoa considerar a contratação do curso, a página que o ajudou no processo de descoberta terá preferência no momento de consideração. 

Ou seja, o uso das palavras-chave ajudam a direcionar o clique para o site comercial, aumentando a visibilidade.

Esse direcionamento age como um referencial, atuando como uma métrica e técnica de SEO, no qual o tráfego orgânico partiu de uma pesquisa e reteve o público, demonstrando para os algoritmos que aquela página tem valor para outros usuários.

Outras estratégias que compõem essa metodologia são:

  • Uso de palavras-chave na organização da página;
  • Uso de imagens atrativas em conteúdos e lojas;
  • Produção de conteúdos informativos e aprofundados;
  • Otimização das respostas das páginas, como o carregamento;
  • Construção de uma rede de links e redirecionamentos.

A seguir, conheça outras técnicas que podem ser empregadas no SEO, proporcionando a localização e contato mais facilitado e efetivo com os clientes.

1. Taxa de rejeição e otimização de site

A estratégia devidamente aplicada leva a vantagens, adequações e mensurações para a estrutura de um site. 

Como os mecanismos de busca direcionam a pesquisa conforme informações dos internautas (busca feita, sites já acessados, sites com boa interação no assunto, etc) e algorítmicos,  a criação de conteúdos e postagens regulares trazem valor e interesse. 

Assim, ao empregar textos que sejam de interesse do público-alvo, a taxa de rejeição (saída rápida ou sem interação da página) diminui consideravelmente, possibilitando que os usuários transitem por outros conteúdos e, consequentemente, que outras pessoas tenham acesso à página.

Pense em um usuário que procura por planos de saúde e encontra informações sobre as vantagens que o bradesco odonto empresarial oferece. 

A navegação intuitiva leva a outros dados que podem estar presentes na jornada do consumidor, com a divulgação de dados dispostos em forma de links a matérias, até chegar a uma página na qual o usuário demonstre interesse em disponibilizar os dados para o contato com um corretor.

O SEO é parte essencial de todo esse caminho traçado, e as palavras-chave funcionam como um GPS entre os materiais que se complementam, fazendo com que haja o envolvimento por parte do usuário até a compra.

Isso também demonstrará quais são os percursos mais comuns e processos que precisam ser melhorados, como o check-out.

2. Captação de dados

As páginas podem contar com um sistema ou páginas de cadastro e rastreamento para entender a fonte inicial de contato com o usuário, permitindo um melhor atendimento/direcionamento do cliente.

Para isso, há modelos diferenciados para que as informações sejam rastreadas, entre as quais:

  • Número de proxy;
  • Formulário de web;
  • E-mail marketing; 
  • Contato telefônico.

Uma consultoria contábil para micro e pequenas empresas que deseja atender clientes voltados para o setor industrial ou da construção civil da Zona Leste, por exemplo, pode aplicar a estratégia de SEO utilizando informações de localização e interesses, permitindo uma apresentação direcionada a esse público.

Os dados daqueles que pesquisam por esse tipo de serviço chegará ao site corporativo, bem como pode ser colhida por meio de landing pages (dados de contato fornecidos em troca de algum conteúdo) e cotações feitas por esses usuários que têm interesse em informações sobre a empresa de recepcionista.

Já em lojas, pode-se até mesmo criar um código que rastreia o caminho seguido pelos usuários nas páginas de produtos, e facilitar o contato quando estes abandonarem os carrinhos, por exemplo.

Dados como número de telefone e endereço de e-mail podem ser disponibilizados de forma voluntária, permitindo que o contato seja realizado por vias legais, respeitando a LGPD (Lei geral de Proteção de Dados).

3. Algoritmos e palavras-chave

A aplicação de palavras-chave podem ser atrativas para o site corporativo, mas nem sempre estão relacionadas com o assunto pesquisado pelo usuário.

Dessa forma, o e-commerce precisa identificar palavras que se relacionem ao seu nicho,  mas que também sejam utilizadas pelo usuário.  

Neste caso, o uso dos buscadores e ferramentas de palavras-chave pode ser necessário para avaliar o índice das buscas.

Isso porque os buscadores empregam algoritmos que entendem as finalidades presentes no site e o que pode ser de interesse do internauta, tornando a experiência mais atraente e efetiva.

Para isso, ele vai perceber pontos significativos e apresentar resultados que vão incluir:

  • Localização;
  • Intenção;
  • Pesquisas anteriores;
  • Palavras significativas.

Uma construtora que trabalha no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários pode precisar de profissionais que trabalham com projeto eletrico industrial e, assim, fazem pesquisas.

Contudo, esse assunto pode ser muito vago, direcionando quem está pesquisando para sites que não são de interesse do setor da construção civil. 

Assim, os buscadores entendem, por meio dos algoritmos e comportamento da construtora na internet (bem como de outros usuários), com os termos certos, quais os assuntos mais pesquisados e direcionam para sites que se adequem a esse perfil.

Da mesma forma, uma empresa pode oferecer os serviços para a instalação de motores para portões em Fortaleza, e neste exemplo, a localização vai determinar como a palavra-chave será usada e quais resultados aparecerão.

Por isso, o planejamento das estratégias que serão aplicadas é fundamental para o bom resultado do SEO e desenvolvimento da marca.

4. Tempo de visitação

O tempo despendido e o acesso imediato, ou recorrente, em um site demonstra que as informações presentes são de interesse dos usuários.

Um técnico que trabalha na área de climatização de imóveis pode pesquisar continuamente o preço tubulação de cobre para ar condicionado, por exemplo, mesmo que atue com algum fornecedor, dadas as alterações de valor, se direcionando a sites específicos para a validação todas as vezes e utilizando essa busca para complementar seus conhecimentos.

Essa métrica está associada à taxa de rejeição do SEO, pois quanto mais tempo dentro do site, mais os assuntos apresentados são de interesse e estão de acordo com a pesquisa.

Portanto, é preciso investir em pautas relevantes, que despertem o interesse de internautas, sejam eles usuários recorrentes ou que estão visitando a página pela primeira vez.

5. Backlinks e redes sociais

As redes sociais estão presentes no cotidiano e, quando as hashtags são utilizadas, elas podem servir como ancôras/links fora dos sites de pesquisa.

Portanto, é válido investir em marketing de conteúdo nas mídias sociais que promovam debates e possam despertar o interesse dos usuários – bem como a interação – de modo a redirecionar para as páginas de venda ou aparecerem nos mecanismos de busca.

Um profissional que trabalha como corretor porto seguro auto pode apresentar as vantagens em manter os veículos segurados, serviços terceirizados, cuidados diários com os veículos e até vídeos explicando sobre as manutenções, criando valor às publicações e atraindo os usuários.

Junto a todas essas informações ele também pode disponibilizar um backlink que direciona para o site, ou usar publicações e campanhas específicas para isso.

Assim, serão apresentados os dados necessários para aprofundar o assunto e promover a navegação em outras matérias relacionadas, até que a venda seja concluída. 

Lembre-se que os usuários podem estar em estágios diferentes e atender esses diferentes perfis também é necessário na produção de conteúdo e direcionamento qualificado.

6. Filtros de localização

Para oferecer os produtos e serviços de forma específica, a indicação de localização somado ao SEO é fundamental e ajuda na construção de uma base de clientes específicos e regionalizados, principalmente quando há filiais.

Pode ser a oferta de um consórcio de caminhão scania que possui cobertura de norte a sul do país, ou então uma lanchonete instalada em um bairro residencial em uma cidade longe da capital estadual.

Esse tipo de informação ajuda a manter o interesse dos usuários, fortalecendo a base de clientes e proporcionando um atendimento personalizado e adequado.

Considerações finais

Para se destacar nos sites de buscas, é preciso colocar o SEO e suas vantagens em prática e acompanhar as métricas regularmente. Afinal, aparecer nos resultados de buscadores garante maior tráfego nos sites, redes sociais e possibilita maior interação e conversão de clientes.

Assim, independentemente da área de atuação,  é preciso investir em palavras-chave que vão ajudar a se destacar nos ambientes digitais. 

Com isso é possível alcançar as metas e proporcionar melhorias, levando em consideração que as vendas tendem a aumentar quando o e-commerce se destaca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!