Marketing para franquias: 5 estratégias para atrair franqueados

O desejo de toda franquia é expandir a atuação e, assim, alcançar estabilidade no mercado, por meio de franqueados alinhados com o projeto da franquia e responsáveis para um crescimento saudável do empreendimento. Entretanto, para alcançar pessoas com o perfil ideal é preciso desenvolver estratégias de Marketing para franquias que sejam capazes de atender essas exigências.

A seguir, listamos 5 estratégias para atrair franqueados e conquistar o sucesso.

1 – Planejamento estratégico de Marketing para franquias

Marketing para franquias planejamento estratégico

 

Um crescimento desorganizado vale a pena por ainda se tratar de crescimento? Nem sempre. Franquias de sucesso já desenvolvem há algum tempo a ideia de que a expansão da franquia depende também do comprometimento e do alinhamento dos franqueados com a proposta do negócio. Nesse sentido, o crescimento a partir de um planejamento estratégico prévio tem mais chances de permitir que o negócio se consolide.

O planejamento estratégico contempla todas as áreas do negócio, desde o perfil desejado dos franqueados, até os meios de divulgação e de atração de potenciais clientes. O planejamento deve reunir uma análise realista do mercado sem perder a ideia de um negócio ousado, que se aproveite de novos modelos de relacionamento com o franqueado.

Entre os elementos que devem constar no planejamento se destacam: os objetivos, o público-alvo, o orçamento, as estratégias de marketing para franquias, os canais de atuação, o plano de negócios etc.

 

2 – Inbound Marketing para franquias

Marketing para franquias inbound marketing

 

O Inbound Marketing é uma das estratégias mais sólidas atualmente. A solução consiste em uma metodologia de atração, conversão e fechamento de negócios a partir da oferta de informações online que preparem um potencial cliente para a finalização do negócio.

O sucesso do Inbound Marketing se deve às diversas frentes de atuação da estratégia, que utiliza diferentes plataformas e abordagens. O objetivo é criar conteúdos de qualidade pelos quais os potenciais clientes que pesquisam sobre o tema nas ferramentas de buscas encontrem o site da franquia.

As informações, inéditas e relevantes presentes no site, devem atender ao usuário de forma a incentivá-lo a buscar mais dados sobre o tema e assim avançar na jornada de compra.

Também são usadas ferramentas de automatização que identificam clientes em diferentes momentos da jornada, oferecendo materiais que sejam mais interessantes para cada etapa.

3 – Mídias sociais

marketing para franquias mídias sociais

 

Entre os recursos de marketing para franquia se destacam as mídias sociais. É interessante avaliar qual mídia social pode ser mais interessante para se aproximar do cliente do negócio em questão.

Muitos optam pelo Facebook, mas na área empresarial, o LinkedIn também se mostra uma alternativa interessante para atrair franqueados, visto que é uma plataforma que valoriza o empresariado.

As mídias sociais permitem melhorar as estratégias de fidelização, fazendo com que aqueles que já são franqueados também tenham um meio dinâmico para contato com a franqueadora.

4 – Marketing de Conteúdo

marketing para franquias marketing de conteúdo

 

A estratégia fundamental do Inbound Marketing consiste no Marketing de Conteúdo. É a partir do conteúdo que será possível identificar e atrair potenciais clientes. Por exemplo, um e-book sobre os desafios do segmento criado pela franqueadora certamente será relevante para o potencial franqueado, que, em troca, vai fornecer os dados básicos, como nome, e-mail e telefone.

A partir desses dados, a franquia pode utilizar o e-mail marketing para manter esse potencial cliente ativo e absorvendo informações que o ajudem a decidir pelo fechamento do negócio. A transparência é o grande diferencial dos novos negócios, sendo positivo para a franquia optar por esse caminho.

 

5 – Ações de suporte ao franqueado

 

Ao buscar uma franquia para investir, o empresário deseja informações sobre o suporte oferecido pela franquia para os atuais franqueados. Isso quer dizer que ações de marketing com os clientes já consolidados também são importantes.

A franquia Ponto Natural, por exemplo, organiza uma premiação anual na qual exalta o trabalho dos franqueados de maior sucesso. O modelo de gestão é fundamental para fidelização dos clientes e também para mostrar a ambos os públicos, interno e externo, que a franquia é um investimento seguro e consistente.

O marketing para franquias permite a execução de diversas estratégias que, planejadas, geram um retorno sólido para o negócio. Quer acompanhar mais notícias de como usar o marketing a favor da sua franquia? Solicite um orçamento!

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!

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