Saiba a importância de gerar leads com marketing de conteúdo

As estratégias de marketing digital estão apontando para um um caminho em que será preciso saber como gerar leads para os meios online, bem como fazer o investimento em propaganda tradicional para o pleno desenvolvimento da marca. 

Assim, a mescla de mídias da comunicação pode ser uma solução para aqueles que desenvolvem um planejamento de marketing a médio e longo prazo, contribuindo para a qualidade da comunicação e fixação no imaginário do público. 

Para que isso seja feito, diversas estratégias podem ser aplicadas e a geração de lead é uma alternativa eficaz para ter registro dos dados dos clientes e possíveis clientes, bem como o contato efetivo com essas pessoas, renovando e criando um ciclo de vendas.

Na prática, essa ação é um modelo de captação de dados dos clientes que possuem interesse em algum produto ou serviço disponível nas vitrines virtuais, ou mesmo temas abordados pela empresa. 

Mais especificamente, gerar leads é atrair as pessoas (que interagiram previamente ou não) de modo que elas forneçam essas informações, permitindo direcioná-las a um funil de vendas mais qualificado.

Para isso, são utilizadas estratégias de atração, marketing de conteúdo e SEO (Search Engine Optimization), ou seja, mecanismos aplicados em sites de busca e blogs, utilizando palavras-chave que direcionam para o site corporativo ou e-commerce.

Mesmo para fazer as compras em uma loja física, os consumidores têm utilizado os sites de busca para pesquisar sobre os produtos e serviços, como:

  • Nome do produto;
  • Benefícios;
  • Dados técnicos;
  • Preço;
  • Reclamações de outros consumidores;
  • Rede de autorizadas.

Observando a facilidade de acesso às lojas virtuais e tais informações buscadas, as empresas que utilizam o SEO e o marketing de conteúdo tem um melhor direcionamento do público, garantindo que a compra seja realizada com mais agilidade.

O marketing de conteúdo também deve ser trabalhado de maneira apropriada pela empresa, alimentando e direcionando o usuário para o produto/serviço, e para isso é crucial um planejamento correto, considerando todas as mídias e dispositivos utilizados.

Isso para que o cliente faça toda a jornada de compra de maneira ágil e acessível. 

Contrate profissionais da área de marketing

Para a criação de campanhas efetivas, é preciso um olhar mais especializado para os processos de marketing de conteúdo ou SEO para moldar a empresa de acordo com as expectativas dos consumidores e objetivos da marca. 

Afinal, existem especificidades que apenas o profissional é capaz de compreender e adequar.

Para isso, o mercado conta com agências de comunicação especializadas em campanhas online, com direcionamento para as novas mídias e necessidades do consumidor. 

Assim o potencial de um e-commerce pode ser mensurado e ampliado de acordo com as técnicas de SEO aplicados, garantindo a visitação da página e a geração dos leads. 

Para trabalhar isso de maneira correta, até mesmo a contratação de uma empresa para criar aplicativo personalizado é fundamental, pois assim é possível conhecer o público-alvo de forma correta. 

A disponibilidade de dados também ocorre e permite criar o funil de vendas efetivo nas plataformas digitais, entre as quais se destacam:

  • Aplicativos;
  • E-mail marketing;
  • Pesquisas digitais;
  • Redes sociais.

Assim, a funcionalidade proporcionada pela técnica de SEO e a geração de leads constante permite a captação de dados e aproximação com esses usuários. 

Estabeleça um vínculo com o cliente 

Criar a relação com os usuários é fundamental a longo prazo e cria confiabilidade para que uma venda seja efetivada. 

No decorrer de uma pesquisa ou interação de um usuário sobre/com uma clínica de tratamento de próstata próximo à residência ou ao local de trabalho, um cliente pode ser apresentado a um material mais específico ou um e-book mais completo para ser enviado por e-mail, o que trará acesso a essa informação e envio de conteúdos a longo prazo,  trazendo relevância para a marca e cliente. 

Do mesmo modo, uma clínica em específico pode criar campanhas para alcançar usuários com essa dúvida, fazendo com que apareçam materiais específicos para que estes cedam os dados para receber as novidades e promoções.

Assim, de acordo com as palavras-chave utilizadas no SEO, é possível que o paciente determine a localização e encontre o melhor local, os potenciais profissionais disponíveis na área pesquisada e o horário de atendimento de cada clínica, bem como trará confiança para uma em específico, que trouxe tais informações e segurança.

Já os estabelecimentos conseguem avaliar os comportamentos desse usuário, temas de seu interesse e até as ações mais adequadas para atraí-lo de modo a efetivar o negócio.

Assim, ao investir em um marketing de conteúdo completo, a clínica pode se destacar perante a concorrência. 

O vínculo com o cliente pode ir além da captação de dados, empregando um serviço de pós-venda ou o acompanhamento do paciente e suas necessidades.

Mantenha uma estrutura para o serviço

A estruturação de um e-commerce é diferente de uma loja física. 

Ainda assim, é preciso investir um capital em máquinas e equipamentos, programas e plataformas digitais que possibilitem a captação dos dados e otimizem a experiência dos clientes durante a jornada de compra.

As empresas que oferecem o serviço de cabeamento estruturado SP, por exemplo, atendem aos mais diversos clientes e podem recorrer a parcerias comerciais para aplicar o SEO para divulgação subsequente (sendo necessárias para a prestação do atendimento aos usuários também).

Para isso, as plataformas digitais devem ser alimentadas com a ajuda de programas desenvolvidos para o gerenciamento do e-commerce. 

Administre a loja virtual

Quando uma empresa entra no comércio eletrônico pode pensar que, por se tratar de um investimento em um ambiente virtual, está livre de determinadas obrigações. 

A geração de leads e marketing de conteúdo é importante, mas há a administração do negócio comercial, propriamente dito, que não deve ser relevada em nenhum instante. 

Para isso basta fazer uma busca utilizando as palavras corretas para realizar o orçamento de assessoria contábil de forma correta, atendendo as normas legais e fiscais.

Esse é um momento em que as parcerias empresariais podem ser colocadas em discussão, para que os serviços possam ser feitos com qualidade e com menos custos, atraindo um novo cliente.

As jornadas de compra também podem ser definidas, auxiliando os modelos de conteúdo que podem ser produzidos e permitindo maior engajamento junto à loja virtual. 

Produza materiais que atraiam os clientes

Com as delimitações de atendimento de público e pesquisa de mercado, é possível aplicar técnicas que chamem a atenção dos consumidores com iscas digitais. 

Isso pode ser feito por uma empresa que oferece, por exemplo, um programa de prevenção de riscos ambientais a construtoras e incorporadoras imobiliárias. 

Essas iscas para a geração de leads podem ser apresentadas como:

  • Artigos;
  • E-book;
  • Infográfico de dados;
  • Pesquisas pontuais.

Todos esses processos funcionam como uma estratégia em que há uma troca de informações essenciais para ambos os lados. 

Se a loja virtual oferece um conteúdo aprazível, com ideias interessantes e que são de grande utilidade para os usuários, há a disponibilização do e-mail para o envio de outros materiais que podem complementar seu aprendizado/necessidade.

Dentro desse processo tais ações funcionam como brindes corporativos personalizados, só que no formato digital, reforçando a imagem da marca e criando mais credibilidade e valorização para o cliente em troca dos dados e, futuramente, facilitando a venda. 

Um exemplo de conteúdo para gerar leads é a apresentação de um webinar, uma palestra do assunto que seja de interesse dos consumidores de forma mais aprofundada, que pode ser a abertura de um evento maior que demande a ação deste usuário.

Ou seja, os assuntos tratados podem ser mais interessantes do que um post disponível no blog, mas não tão profundos quanto um curso pago, agregando na experiência do cliente.

Investimento constante e benefícios da geração de leads

Pense que uma construtora deseja aumentar o fluxo de leitores do blog e os contratos de imóveis. Para isso, ela pode atuar com conteúdos relacionados à burocracias de venda e compra, bem como artigos de construção e reforma.

Assim, quando alguém pesquisa motores para portões em Fortaleza, a busca pode estar relacionada às palavras-chave que vão ajudar durante a apresentação de manutenção deste item e até um imóvel para locação ou venda. 

Nessa estratégia, assuntos relacionados à construção civil podem ser utilizados, permitindo que as pessoas reconheçam a marca ou profissionais envolvidos na obra, por meio de materiais que atendam suas necessidades.

O mesmo ocorre em outros setores, e na parte de segurança patrimonial, por exemplo, o interesse pode estar no modelo do portão de alumínio de correr valor.

Por isso, é importante destacar que os empreendimentos precisam trabalhar o SEO de maneira adequada, de modo a direcionar o usuário qualificado e trazer uma experiência benéfica.

Para isso, a identificação do perfil do público almejado, seu comportamento e interesses é crucial para realizar melhorias no site/serviços, produtos comercializados ou mesmo a abordagem de cada item, direcionando conteúdos mais efetivos para a conversão de cada nicho de lead.

Deste modo, entre as principais vantagens dessa estratégia, quando aplicada de forma recorrente estão:

  • Empresa ganha mais credibilidade;
  • Aproxima e qualifica o contato com o público (melhora abordagem);
  • Aumenta a produtividade das equipes de venda;
  • Reduz o tempo para conclusão da venda e processo do funil;
  • Converte de forma mais efetiva, ágil e qualificada;
  • Atrai constantemente e fideliza o público;
  • Aumenta a quantidade e qualidade das vendas.

Atenha-se ao assunto que domina

O marketing de conteúdo deve contar com uma estratégia previamente definida, com conteúdos que sejam agregadores ao tema central da marca e dos conteúdos oferecidos.

Assim, com o marketing, SEO e atração correta dos leads, é possível determinar as correções necessárias,  destacar os pontos positivos e implementar melhorias para a interação com o cliente. 

Dessa forma é possível mensurar o acesso de consumidores que possuem afinidade com a empresa, com os produtos e serviços oferecidos, e as pautas discutidas. 

Isso deve ser levado em consideração para o site corporativo e blog, bem como para manutenção do marketing de conteúdo e das redes sociais, nas quais os debates podem ser pontuais e/ou em tempo real.

Mas, para isso, é fundamental relacionar os temas de interesse dos usuários com aqueles de propriedade da marca, defendendo seus valores, diferenciais e importância.

Considerações finais

Basicamente, os leads são definidos como os potenciais consumidores, consistindo na persona ideal da marca e aqueles que já demonstraram interesse no negócio ou produto, mantendo-os ativos ou reativando antigos clientes.

Assim, é preciso criar campanhas para atraí-los e mantê-los interessados e interagindo com a marca, de modo a demonstrar a importância e um bom relacionamento a longo prazo.

Com isso, quando necessário, esse possível cliente é ativado e pode realizar a contratação do serviço ou adquirir o produto. 

Ou seja, são representantes de uma parcela interessante para a marca, tendo um grande potencial para o negócio.

Por fim, é importante ter os conteúdos e ações que gerem e alimentem esse lead. Para isso, é preciso entregar um marketing de conteúdo que tenha relevância para os usuários e seja específica para os consumidores direcionados por meio do SEO.

Afinal, a estratégia correta e os conteúdos bem direcionados manterão o número de visitantes e compartilhamentos constantes entre os usuários, ajudando na divulgação em massa e, consequentemente, contribuindo com as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!