Até pouco tempo atrás, a utilização das estratégias de marketing na odontologia como forma de promover esse mercado da saúde era tido como uma prática ofensiva, que descredibiliza a profissão e igualava o serviço médico a um produto comum.
No entanto, com o passar do tempo e com o desenvolvimento tecnológico, a utilização desse tipo de atividade publicitária deixou de ser um diferencial voltado para os demais segmentos do mercado, e se tornou uma indispensabilidade inclusive para o setor da odontologia.
Isso porque, como as pessoas têm passado cada vez mais tempo na internet e nas redes sociais, comumente esses canais também são utilizados para pesquisar assuntos relativos ao bem-estar, como “Os beneficios plano odontologico empresas” ou “Como funciona o clareamento dental”.
Assim, investir nas ações de marketing significa construir uma aproximação maior com os clientes, solucionando dúvidas, criando uma relação de confiança e apresentando soluções para problemas médicos que são capazes de interferir em toda a qualidade de vida
Benefícios do marketing para os dentistas
Como dito anteriormente, o marketing odontológico tem como principal objetivo desenvolver uma relação de confiança entre dentista e o paciente, sanando dúvidas e tornando o atendimento dentário mais eficiente, agradável e pessoal.
E isso é possível porque, ao contrário do que muitos acreditam, a função do marketing não está relacionada somente à promoção de um produto, mas também à identificação das necessidades e preferências do público consumidor e do mercado.
Desta forma, além de conseguir atrair as pessoas com o perfil que melhor se encaixa com o seu serviço prestado – no caso dos dentistas que cuidam da saúde dos dentes, captar a atenção dos pacientes que utilizam o plano odontologico para empresas –, você também pode:
- Aumentar a taxa de finalização de tratamentos;
- Conquistar o marketing boca a boca;
- Construir uma reputação positiva para a marca;
- Fazer a fidelização dos pacientes;
- Diminuir as vulnerabilidades em momentos de crise, entre outros.
Além disso, a utilização das técnicas de marketing é um diferencial estratégico importante que auxilia muito na criação de autoridade no mercado e no aprimoramento do serviço prestado.
Além disso, ajuda os gestores na identificação dos pontos de melhoria, bem como, no reconhecimento dos maiores destaques da empresa.
Como introduzir as ações de marketing na odontologia
Devido ao grande número de profissionais ativos no mercado, conseguir promover o seu consultório pode ser determinante para o sucesso ou fracasso do negócio.
Neste cenário, a utilização de estratégias de marketing na odontologia que permitam a construção de credibilidade é parte fundamental das ações institucionais.
No entanto, é necessário se atentar com a melhor forma de fazê-lo, uma vez que o marketing odontológico se difere das demais estratégias publicitárias.
Isso porque, o Código de Ética Odontológica regula as atividades que podem ou não ser realizadas pelos cirurgiões dentistas.
Desta forma, os negócios relacionados à saúde dental devem tomar cuidado para não promover especialidades não cadastradas no CFO, técnicas não comprovadas cientificamente, imagens de antes e depois, preços ou métodos de pagamento, entre outros.
Isso porque, o descumprimento dessas medidas pode resultar em punições severas tanto para os profissionais, quanto para todo o consultório odontológico.
Entretanto, existem algumas ações que podem ser utilizadas e que tendem a trazer resultados bastante positivos para os consultórios.
Entre elas estão:
-
Marketing de conteúdo
A produção de conteúdos qualificados em formato de texto, vídeo, e-book ou infográficos – como “Tratamentos que podem ser realizados através do plano dental empresarial”, por exemplo – são ótimas maneiras que conquistar autoridade no mercado e demonstrar ao público que você tem experiência e aptidão no assunto.
Além disso, isso auxilia os pacientes a perceber que possuem um problema que precisa ser resolvido e as melhores formas de fazê-lo, atraindo esses potenciais consumidores para a sua clínica odontológica.
-
Otimização da página online
A otimização das páginas criadas online – como o blog ou site empresarial, bem como, o link no Google Meu Negócio – são essenciais para facilitar que os pacientes tenham acesso ao serviço desempenhado no seu consultório.
Para se ter uma ideia, um site bem aprimorado e com a aplicação devida das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é capaz de encaminhar 44% dos cliques do Google para os sites institucionais, aumento o tráfego orgânico e o número de leads.
-
Incentivo ao feedback
Pedir para que os pacientes que utilizam o plano odonto empresa ou o serviço particular publiquem feedbacks e avaliações online – sejam nas redes sociais ou no Google – é uma ótima forma de fomentar uma boa reputação para a marca com o marketing na odontologia.
Isso ajuda a influenciar a tomada de decisão de novos pacientes e a garantir a marcação de novas consultas.
-
E-mail marketing
A utilização do e-mail marketing é especialmente importante para o setor odontológico, pois permite a segmentação dos pacientes, direcionando conteúdos específicos para cada tipo de perfil – por exemplo, materiais sobre importância do acompanhamento constante para as pessoas que utilizam o plano odonto pme –.
Mas, além disso, essa é uma ótima forma de fazer a confirmação de consultas e tratamentos, agendamento de procedimentos, envio de mensagens em datas especiais, incentivo ao feedback e diversas outras ações personalizadas que fomentam a aproximação entre o público e os profissionais dentistas.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.