Como mensurar os resultados digitais de uma imobiliária?

Sua imobiliária teve muitas buscas por apartamentos à venda em Itaquera? Em qual região focar? Saiba como medir os seus resultados digitais para saber se sua campanha foi eficiente.

A imobiliária cria postagens relevantes, tem cliques – ou não – em seus links, divulga o apartamento à venda em Itaquera e os terrenos da região. Mas, em meio a posts e fotos dos imóveis, será que a imobiliária está alcançando o retorno esperado?

Tão importante quanto anunciar na internet é mensurar os resultados, ou seja, através de ferramentas digitais disponíveis, ter em mãos o que está dando certo e o que precisa de ajustes.

Descubra agora como mensurar os resultados digitais de uma imobiliária.

Captação de leads

Os leads são aqueles contatos que a imobiliária capta com o intuito de oferecer conteúdos qualificados, assim como aproveitar o contato para que eles, com o tempo, tornem-se clientes. Porém, não basta ter um excelente tráfego de pessoas no site se a imobiliária não tem ações em suas plataformas para conseguir ao menos o e-mail desses usuários.

Para mensurar os resultados com os leads conquistados,  faça uma avaliação de quantos desses contatos viraram clientes ou são usuários que consomem os seus conteúdos e podem ser futuros clientes. 

Lembre-se ainda de que não basta captar os leads e achar que as coisas param por aí, pelo contrário, nesse ponto é que o atendimento entra e dá sequência a uma provável venda.

Visibilidade e taxa de rejeição

Imagine que a imobiliária tenha um site com belas imagens, responsivo para celular e fácil de navegar. No entanto, a visibilidade anda para baixo e os donos nem sabem quanto tempo o usuário fica no site, ou melhor, a taxa de rejeição à página.

Para saber direitinho como está visibilidade e a taxa de rejeição do site, existem ferramentas como heatmap – mapa de calor, que funciona de modo semelhante aos mapas da previsão do tempo que vimos na TV. As cores mostram os locais do site e o tempo que o usuário permaneceu, gerando ainda um relatório em forma de representação gráfica.

resultados digitais da sua imobili

Custo de aquisição de clientes (CAC)

Quanto custa conquistar um cliente pela internet? É possível obter facilmente a resposta por meio de ferramentas digitais. Para saber qual é o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), o cálculo é baseado no investimento feito, dividindo-o pelo número de clientes conquistados em determinado período, como no trimestre.

Exemplo:  a imobiliária investiu 10 mil reais em uma campanha de marketing no Facebook e Instagram. Ao final, conquistou 20 clientes. O custo por cliente é: 10.000/15= 500 reais. Isso mesmo, 500 reais por cliente conquistado. 

O custo pode ser medido levando em conta uma campanha no Google ou nas redes sociais usadas pela imobiliária.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

Semelhante ao CAC, o Retorno sobre o Investimento (ROI) permite que a imobiliária entenda se está tendo lucro ou prejuízo com suas campanhas publicitárias na internet. O cálculo é simples: subtrair o valor investido pela imobiliária nas campanhas digitais em determinado período na receita obtida, e dividir o resultado pelo valor investido.

Exemplo:  a imobiliária ganhou 200 mil reais, e investiu 15 mil reais. Logo, o ROI é: (200.000 – 15.000) / 15.000 = 12,333. Então, 12,333 vezes o valor investido foi o ganho. Ou ainda, se multiplicar por 100, a porcentagem de ganho foi de 1.233,33%. 

Fácil, não é mesmo? É só colocar em prática.

Contratos ativos da imobiliária

Uma maneira, de certa forma tradicional, de saber como andam suas estratégias, é ter o controle dos contratos ativos e da taxa de rescisão da imobiliária. Afinal, se as vendas e os contratos de aluguéis estão aumentando, é um ótimo sinal.

A imobiliária que publica o apartamento para alugar em São Paulo na internet, assim como os seus conteúdos informativos, pode mensurar os resultados no período em que os seus donos quiserem.

Se há dúvidas quanto a usar as ferramentas, basta pesquisar ou buscar ajuda em uma empresa especializada em marketing digital. Não é um gasto, é investimento para ganhar mais com tudo o que a internet tem a oferecer.

Gostou do conteúdo? Aproveite para seguir os melhores posts em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!