recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção na era digital

Você sabia que o modelo de recrutamento e seleção utilizado por muitas empresas está cada vez mais aprimorado pela tecnologia?

O que costumava ser um trabalho manual e que exigia bastante tempo por parte dos candidatos às vagas e da própria equipe de recursos humanos se tornou um processo acelerado por ferramentas digitais que revolucionaram o mercado.

Uma das grandes mudanças que vieram junto com o avanço da internet foi a entrega de currículos. Se antes era preciso que os candidatos fossem até o local físico da empresa para deixar os seus documentos, hoje já é possível cadastrar o currículo em diversas bases de dado e até mesmo em redes sociais corporativas como o LinkedIn.

Isso torna muito mais fácil para os profissionais entrarem em contato com as empresas nas quais têm interesse de trabalhar.

Surgiram também diversas plataformas focadas na busca por emprego, nas quais é possível postar as vagas em aberto da sua organização e permitir que os interessados enviem as informações necessárias para participarem do processo seletivo.

Mas, talvez, a maior inovação que podemos citar é a criação de softwares especializados em recrutamento e seleção. Essas plataformas surgiram com o objetivo de automatizar esses processos manuais e otimizar o tempo dos candidatos e das equipes, diminuindo a necessidade de etapas presenciais dos processos e facilitando a comunicação entre todas as partes envolvidas.

Dentre os benefícios do uso de softwares de recrutamento e seleção, podemos citar:

Testes online

Uma das etapas que mais toma tempo dos candidatos e da equipe de RH é a entrevista presencial. Por isso, o software permite que você crie testes online (que podem ser de personalidade, habilidades e competências, comportamentais, de situação, etc) para que você conheça melhor os candidatos sem a necessidade de marcar uma reunião.

Respostas em vídeo

Se você é um profissional dessa área, você sabe como é importante avaliar a forma como os candidatos agem durante os seus discursos. Para isso, você pode utilizar esse software para receber respostas em vídeo que permitem que você analise a linguagem corporal, as habilidades de comunicação e a desenvoltura dos candidatos.

Feedbacks em larga escala

Se você já cansou de ligar para diversos candidatos para dar uma resposta positiva ou negativa de um processo seletivo, esse será um dos maiores benefícios para você! O software permite que você envie feedbacks em larga escala, ou seja, é possível enviar mensagens automáticas para todos os candidatos envolvidos no processo com muito mais facilidade, otimizando o tempo que você costumava gastar com essa atividade.

Histórico dos candidatos

O software de recrutamento e seleção também permite que você armazene dados sobre os candidatos que participaram dos seus processos. Isso é útil para que você crie uma base de profissionais que podem se encaixar melhor em futuras vagas, eliminando a necessidade de procurar colaboradores no mercado quando precisar contratar alguém futuramente.

Visão sistêmica de todos os processos

Existem determinados períodos do ano em que muitas vagas são abertas, por isso é imprescindível que você possa contar com uma plataforma que ofereça uma visão sistêmica de todos os processos pelos quais você é responsável. Assim, fica muito mais fácil controlar os seus resultados e candidatos.

Esses são apenas alguns dos benefícios que a era digital trouxe para os processos de recrutamento e seleção. Por isso, é preciso ficar sempre de olho nas inovações do mercado para garantir que a sua empresa consegue se adequar às novas tecnologias e acompanhar a evolução dos processos de recursos humanos.

Gostou do artigo? Então não deixe de compartilhar em suas páginas nas redes sociais!

Comentários

Deixe uma resposta