Aplicativo x Site Responsivo

Aplicativo x Site Responsivo. Qual o melhor?

 

A maioria da população mundial possui um aparelho de celular, tanto que os números vem crescendo á cada dia. Com isso cresce também a necessidade de adaptar nossos negócios, planos, empreendimentos e projetos á essa realidade, de forma que ela nos beneficie.

 

Se o assunto é ter um site pronto para celulares pode surgir uma grande dúvida em relação ás opções, principalmente entre a criação de um aplicativo para celular ou de um site responsivo.

 

Caso você se encontre em uma situação parecida, perdido pensando em qual caminho seguir, fique atento ao artigo onde explicamos o que é, para que serve cada uma destas ferramentas e qual delas é mais indicada para você  qual a diferença  de Aplicativo x Site Responsivo. Confira:

 

O que é um aplicativo para celular?

Aplicativo x Site Responsivo
O aplicativo para celular trata-se de um software em que o usuário precisa realizar a instalação dele no aparelho para que ele funcione.

 

Nele podemos inserir os mais variados conteúdos relacionados ao site e até realizar a interação entre os dois. Desvantagem, quando utilizamos aplicativos eles não são indexados na busca orgânica. Por isso, nossa recomendação é criar um aplicativo apenas quando você já tiver uma grande base de usuários.

 

O que é um site responsivo?

Aplicativo x Site Responsivo
O site responsivo é basicamente um site que se adapta ao formato dos celulares. Dessa forma, quando o usuário acessa o site (confira mais sobre CMS para Sites) através do aparelho ele altera a posição do conteúdo, porém preserva o tamanho das informações contidas na página.

 

Vantagem, o seu site poderá ser encontrado pelos mecanismo de busca, o que poderá aumentar o número de negócios on-line gerados através do seu site.

 

Aplicativo x Site Responsivo – Qual devo usar?

Isso varia de acordo com o tipo de site e com o que você deseja. As duas ferramentas são vantajosas e podem, inclusive, serem utilizadas em conjunto. Ou seja, você pode criar um site responsivo e um aplicativo da sua página para celulares.

 

No caso dos aplicativos, eles ganham no desempenho que supera o do site responsivo, mas há desvantagens. A compatibilidade é uma delas, por exemplo, já que por se tratar de um software ele não é compatível com todos os tipos de aparelhos e seus respectivos sistemas.

 

No caso de um site responsivo, ele pode ajudar principalmente no caso de visitantes que não querem instalar o aplicativo em seu aparelho e na sua compatibilidade. Por outro lado, ele perde no desempenho mais lento dependendo da rede.

 

Eu, pessoalmente, gosto muito de quando o site é responsivo e em especial com flat design. Acho que é o mais bem distribuído ao ser visualizado no smartphone ou tablet.
O legal da versão mobile é que podemos usar alguns efeitos que ficariam sem sentido na versão do computador. Entretanto, acho que o melhor é fazer ela bem resumida, sem tantas “frescuras” das versões do computador, pra ficar mais rápido ao ser visualizado em um dispositivo mobile, mas usando a mesma URL para o conteúdo.

 

Quando um site não tem versão mobile ou não é responsivo, o dispositivo por padrão ajusta todo o site para a tela. Fica tudo “encolhido” no smartphone, por exemplo. Para o usuário conseguir ler e navegar pelo site, ele precisará dar um zoom. E o aplicativo?

 

Aplicativo é outra história. Mas não recomendo criar um aplicativo só para visualizar o site, a não ser que o site tenha um objetivo parecido com rede social, jogo ou alguma outra função onde o visitante possa interagir nele.

 

Imagine quantos aplicativos teria no smartphone se cada site e blog pudessem ser visualizados apenas através do aplicativo do mesmo. Pois é!

 

FINALIZANDO

Pode parecer muito complexo decidir qual dos dois usar, cada um tem seus pontos positivos e negativos, mas de uma forma ou outra você ganha, pois o uso dos smartphones e tablets estão se tornando cada vez mais frequentes.

 

Tenho certeza, por exemplo, que você acha legal acessar um site no smartphone ou tablet, no conforto da sua cama (sofá, ou qualquer outro lugar) nos dias de preguiça, sem precisar de um computador.

 

No final das contas, é preciso analisar bem as duas opções para então decidir entre um ou outro, ou até mesmo pelos dois. Seja qual for a sua decisão, vale a pena nos procurar para que possamos lhe atender de forma a ajudar na criação de um site responsivo ou aplicativo para celular que garanta sucesso á sua página.

 

 

Comentários