Por que é importante ter uma lista de e-mail e não um mailing

Diante de uma atualidade onde o marketing digital tem sido um dos fatores mais importantes para as empresas, passa a ser fundamental entender que as suas ferramentas são imprescindíveis para o sucesso.

Utilizar as listas de e-mail ao invés do mailing habitual e sem qualquer importância para a sua empresa pode ser uma vantagem no momento de promover campanhas ou até mesmo para ter mais qualidade de contato com todos os seus clientes.

Ocorre que o mailing por muito tempo foi uma opção para as empresas, do qual apenas tinham acesso a endereços eletrônicos distintos sem ao menos saber se eles ainda eram válidos ou de relevância para a empresa.

Já com as listas de e-mail as empresas tem mudado a prática de segmentar os contato sendo interessante ter a disposição apenas aqueles que sejam de relevância e de fato sejam contatos atualizados que possam render bons resultados. Basicamente eu sempre digo, você tem um banco de dados ou um bando de dados? Pense, reflita sobre essa diferença.

A importância da lista de e-mail para as empresas

Lista para empresas

O e-mail continua sendo uma das ferramentas mais usadas na internet, por isso passa a ter importância na construção de campanhas e outras ações de relevância para uma empresa.

Criar uma lista de e-mail torna-se algo muito importante nos dias atuais, mas para isso é fundamental identificar as listas como contatos relevantes para sua empresa e que realmente possuem um interesse de consumir os produtos ou os serviços que são comercializados.

A lista de e-mail deve ser construída com coerência por conta de toda a sua importância nas ações a serem realizadas por uma empresa.

Com base nos contatos que a mesma possui na lista, é considerável promover campanhas com intuito de avisar esses contatos sobre novos produtos, serviços ou até as mudanças que a empresa tem realizado com o intuito de render resultados. Por isso, a importância de construir uma lista de e-mail com contatos reais é fundamental nos dias de hoje.

É possível citar uma prática não muito saudável que ocorre com frequência nos últimos anos: a compra de contatos. Comprar contatos não torna a sua empresa mais popular ou a frente da concorrência.

Pelo contrário, pode lhe promover resultados negativos nas campanhas que serão realizadas devido a falta de contatos coerentes em sua lista de e-mail. Se deseja ter acesso a bons resultados e preciso criar com responsabilidade e com contatos reais.

De forma resumida, ter um mailing com milhares de contatos sem qualquer importância para a sua empresa é basicamente ter acesso a informações do qual não podem gerar resultados.

Por isso, passa a ser fundamental ter um acesso coerente a uma lista de e-mail e usá-la com responsabilidade para que a sua empresa tenha a chance de desenvolver campanhas importantes para os contatos interessados que podem gerar a melhora da taxa de conversão e aumentar as vendas.

Sendo assim, a importância da lista de e-mail é considerável para empresas devido aos resultados que ela pode promover. Com o uso da lista de e-mail própria poderá ter acesso a melhores resultados que promovem o bem de sua empresa e ainda poderá contar com métricas relevantes em relação ao envio de e-mails para contatos importantes e o quanto essa ação de fato foi promissora para a sua empresa.

Confira algumas estatísticas que o email ainda funciona

Estatísticas que o email ainda funciona

 

1) É esperado que o  número de contas de email alcance 4,3bilhões no final de 2016. – Radicati Group

2) 92% dos adultos presentes online utilizam email, sendo que 61% deles utilizam diariamente. – Pew Research

3) 76% dos profissionais de marketing observam crescimento constante na sua base de emails. – Ascend2

4) 35% dos destinatários abrem um email levando em conta somente o assunto – Convince&Convert

5) Quando se trata de compras realizadas como resultado direto de uma mensagem de marketing, o email possui maior taxa de conversão (69%) que redes sociais e outros canais offline – DMA

6) 72% das pessoas preferem receber conteúdos promocionais por email do que via redes sociais. – MarketingSherpa

7) Mais de 50% dos usuários de email afirmam ler a maioria dos emails que recebem. – HubSpot

8) As taxas de abertura e cliques aumentam quando o nome do destinatário é utilizado no assunto. (a personalização faz toda a diferença) – HubSpot

9) De acordo com a HubSpot, 6 da manhã é o horário que possui maior taxa de cliques e abertura. – HubSpot

10) Consumidores que compram produtos promovidos por meio de email marketing gastam 138% mais que consumidores que não recebem ofertas por email – Convince&Convert

11) Empresas que utilizam email marketing para nutrir suas leads geram 50% mais leads qualificadas para a equipe de Vendas, a um custo 35% menor. Estas leads, por sua vez, são responsáveis por um aumento de oportunidades de negócio em 20%. – HubSpot

12) 80,8% dos usuários de email afirmam abrir seus emails em dispositivos móveis – HubSpot

13) Aproximadamente 53% dos emails são abertos em dispositivos móveis – CampaignMonitor

14) Profissionais de marketing em empresas B2C que utilizam automação obtêm taxas de conversão de até 15% – eMarketer

15) Mais de 75% da receita gerada por email tem sua origem em emails automatizados e personalizados, não campanhas enviadas em massa. – DMA

16) 77% do ROI de email vem de campanhas automatizadas e personalizadas. – DMA

Conclusão: é muito importante medir as estatísticas de email marketing

Estatísticas de email marketing

Antes de sair criando uma campanha de email e disparando, organize uma estratégia simples. Estou disponibilizando um arquivo bem simples para você organizar cada campanha antes de sair disparando. Isso irá ajudar você a controlar melhor o fluxo de seu trabalho.

Tenha atenção sobre alguns pontos citados acima. Como você pode ver, por exemplo, a maioria dos seus contatos visualiza emails em dispositivos móveis como smartphones e tablets, hoje é uma tendência mundial e não pode ser ignorada.

Portanto, certifique-se de que seu template ou ferramenta contratada de email é responsivo e se adapta a estes dispositivos de maneira a facilitar a leitura.

Para as métricas, anote números como taxa de abertura, taxa de cliques, reclamações de Spam, taxa de conversão e utilização de dispositivos móveis em um arquivo (preparamos um modelo simples para ajudar você).

Caso ainda tenha alguma dúvida em como aumentar a sua lista de emails, preencha a aplicação e conte com a consultoria para aumentar a sua listas de e-mail e garantir sucesso no seu negócio.

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!

Deixe um comentário