Com quais as métricas de marketing digital que devo me preocupar?

2018-02-23T12:17:13-03:00 Por |

Toda estratégia exige uma avaliação que irá indicar se os resultados esperados foram alcançados. No marketing digital, isso também acontece. Cada ação desenvolvida é passível de mensuração. Essa avaliação é feita por meio das métricas de marketing digital, e é sobre elas que iremos tratar neste artigo.

 

As métricas de marketing digital têm como finalidade fornecer uma visão geral ou específica sobre os resultados reais e concretos que sua empresa está tendo ou teve diante de uma estratégia empregada.

 

Para saber quais são as métricas mais importantes e que devem estar nas suas planilhas, é fundamental que você tenha seus objetivos e as suas metas bem definidos, pois são esses números que mostrarão se sua estratégia está dando certo ou se precisa ser ajustada.

 

Continue lendo e saiba quais são as principais métricas de marketing digital e as melhores ferramentas para medir seus resultados!

 

Quais são as principais métricas de marketing digital?

1. Tráfego e origem do tráfego

O tráfego total de usuários no site pode ser facilmente verificado no Google Analytics, afinal, é importante para que você saiba o quanto suas estratégias de atração de novos visitantes estão sendo efetivas.

No próprio Analytics você também consegue saber a origem deste tráfego, se foi através de buscas orgânicas no Google, de campanhas de AdWords, e-mail marketing, redes sociais, outros sites.

É importante saber a origem para avaliar se suas campanhas estão lhe dando o retorno esperado.

 

2. Retorno Sobre Investimento (ROI)

Essa é uma importante métrica para qualquer investidor, pois ela mensura o quanto você teve de retorno em relação ao investimento que fez em uma campanha.

O cálculo é feito da seguinte maneira: do valor ganho, subtraia o valor do investimento. O resultado, divida pelo valor do investimento novamente.

 

 

3. Tempo de permanência no site

O tempo que um usuário permanece no seu site é importante para que você consiga avaliar o índice de engajamento, como também, se alguma página está apresentando problemas.

 

Por exemplo, se num e-commerce os usuários ficam muito tempo numa página de carrinho ou de cadastro, isso pode levar a desistências de compras e pode indicar que a página está com problemas em algum dos campos de preenchimento.

 

Essa métrica também é facilmente consultada pelo Google Analytics, seja o tempo total no site ou em cada uma das páginas.

 

 

4. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC define o custo total que você obteve com marketing e outras ações de vendas em relação a quantidade de novos clientes adquiridos.

 

É um cálculo bastante simples: você soma todo o investimento feito em ações de marketing em um período determinado, depois é só dividir esse valor pelo número de novos clientes naquele mesmo período. O resultado final é o seu CAC.

 

 

5. Taxa de Conversão (CVR)

A taxa de conversão pode ser analisada de várias formas, vai depender de qual tipo de conversão você está trabalhando. Por exemplo, para um e-commerce, a conversão que interessa é a venda, mas para um site de serviços, a conversão pode ser a efetuação de cadastros.

 

O cálculo também é simples, verifique a quantidade de usuários que chegaram à página de destino e divida este valor pela quantidade de conversões realmente efetivadas. O resultado vai indicar o CVR.

 

 

Que ferramentas utilizar para mensurar os resultados?

Está enganado quem pensa que é preciso investir muito em ferramentas de marketing digital para ter acesso a boas métricas. Há ferramentas gratuitas que são extremamente utilizadas no mercado, são muito eficientes e fornecem resultados do básico ao mais complexo.

 

O Google Analytics ― que já mencionamos ― é o mais utilizada e é gratuito. O WordPress, o Facebook e o LinkedIn também possuem seus próprios Analytics, que fornecem todas as métricas necessárias para que você obtenha resultados satisfatórios em relações às ações e campanhas desenvolvidas.

 

Gostou das nossas dicas de métricas de marketing digital? Leia também nossas dicas para novos empreendedores e deixe seu comentário aqui no post!

 

Grande Abraço!!

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!

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