métricas de marketing digital

Com quais as métricas de marketing digital que devo me preocupar?

Toda estratégia exige uma avaliação que irá indicar se os resultados esperados foram alcançados. No marketing digital, isso também acontece. Cada ação desenvolvida é passível de mensuração. Essa avaliação é feita por meio das métricas de marketing digital, e é sobre elas que iremos tratar neste artigo.

 

As métricas de marketing digital têm como finalidade fornecer uma visão geral ou específica sobre os resultados reais e concretos que sua empresa está tendo ou teve diante de uma estratégia empregada.

 

Para saber quais são as métricas mais importantes e que devem estar nas suas planilhas, é fundamental que você tenha seus objetivos e as suas metas bem definidos, pois são esses números que mostrarão se sua estratégia está dando certo ou se precisa ser ajustada.

 

Continue lendo e saiba quais são as principais métricas de marketing digital e as melhores ferramentas para medir seus resultados!

 

Quais são as principais métricas de marketing digital?

1. Tráfego e origem do tráfego

O tráfego total de usuários no site pode ser facilmente verificado no Google Analytics, afinal, é importante para que você saiba o quanto suas estratégias de atração de novos visitantes estão sendo efetivas.

No próprio Analytics você também consegue saber a origem deste tráfego, se foi através de buscas orgânicas no Google, de campanhas de AdWords, e-mail marketing, redes sociais, outros sites.

É importante saber a origem para avaliar se suas campanhas estão lhe dando o retorno esperado.

 

2. Retorno Sobre Investimento (ROI)

Essa é uma importante métrica para qualquer investidor, pois ela mensura o quanto você teve de retorno em relação ao investimento que fez em uma campanha.

O cálculo é feito da seguinte maneira: do valor ganho, subtraia o valor do investimento. O resultado, divida pelo valor do investimento novamente.

 

 

3. Tempo de permanência no site

O tempo que um usuário permanece no seu site é importante para que você consiga avaliar o índice de engajamento, como também, se alguma página está apresentando problemas.

 

Por exemplo, se num e-commerce os usuários ficam muito tempo numa página de carrinho ou de cadastro, isso pode levar a desistências de compras e pode indicar que a página está com problemas em algum dos campos de preenchimento.

 

Essa métrica também é facilmente consultada pelo Google Analytics, seja o tempo total no site ou em cada uma das páginas.

 

 

4. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC define o custo total que você obteve com marketing e outras ações de vendas em relação a quantidade de novos clientes adquiridos.

 

É um cálculo bastante simples: você soma todo o investimento feito em ações de marketing em um período determinado, depois é só dividir esse valor pelo número de novos clientes naquele mesmo período. O resultado final é o seu CAC.

 

 

5. Taxa de Conversão (CVR)

A taxa de conversão pode ser analisada de várias formas, vai depender de qual tipo de conversão você está trabalhando. Por exemplo, para um e-commerce, a conversão que interessa é a venda, mas para um site de serviços, a conversão pode ser a efetuação de cadastros.

 

O cálculo também é simples, verifique a quantidade de usuários que chegaram à página de destino e divida este valor pela quantidade de conversões realmente efetivadas. O resultado vai indicar o CVR.

 

 

Que ferramentas utilizar para mensurar os resultados?

Está enganado quem pensa que é preciso investir muito em ferramentas de marketing digital para ter acesso a boas métricas. Há ferramentas gratuitas que são extremamente utilizadas no mercado, são muito eficientes e fornecem resultados do básico ao mais complexo.

 

O Google Analytics ― que já mencionamos ― é o mais utilizada e é gratuito. O WordPress, o Facebook e o LinkedIn também possuem seus próprios Analytics, que fornecem todas as métricas necessárias para que você obtenha resultados satisfatórios em relações às ações e campanhas desenvolvidas.

 

Gostou das nossas dicas de métricas de marketing digital? Leia também nossas dicas para novos empreendedores e deixe seu comentário aqui no post!

 

Grande Abraço!!

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