Como o marketing digital pode aumentar os leads do seu negócio?

Cada vez mais empreendedores estão interessados em marketing digital. Entre os motivos para isso, estão a queda vertiginosa na credibilidade da publicidade tradicional, a popularização da internet e, claro, um retorno sobre o investimento muito maior do que peças como spots e comerciais. Na prática, trata-se de uma técnica que tende a trazer clientes de uma maneira mais eficiente, em comparação a outras estratégias de divulgação.

 

Apesar disso, há empresários mais tradicionais que ainda relutam ao usar essa técnica. Para eles, é mais vantajoso continuar usando a mesma técnica que já usam há anos ou décadas – ou seja, a publicidade tradicional. Essa postura, contudo, tende a mudar a partir do momento no qual eles conhecem o marketing digital mais a fundo, e essa imersão permite que eles entendam exatamente como ele funciona.

 

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas informações interessantes sobre como o marketing digital aumenta os leads do seu negócio:

 

     1. Elaboração de uma persona

Não importa se uma empresa vende produtos, como roupas, ou serviços, como um sistema de automação comercial, para que sua estratégia de divulgação seja eficaz, é fundamental que ela saiba com quem tem que se comunicar – ou, em outras palavras, seu público-alvo.

 

No caso do marketing digital, isso é feito de uma forma um pouco distinta, a prática padrão é a construção de uma persona. Trata-se de um personagem semi ficcional, uma espécie de arquétipo do cliente “ideal” daquela empresa. Isso envolve a definição de padrões como:

  • Faixa etária;
  • Poder aquisitivo;
  • Profissão;
  • Rotina.

 

Deste modo, é possível construir um personagem muito mais concreto. Consequentemente, direcionar o discurso da marca fica muito mais simples.

 

     2. Segmentação do público

Normalmente, quem investe em marketing digital não impacta tantas pessoas quanto aquelas marcas que preferem a publicidade tradicional. Em compensação, a taxa de conversão – ou seja, a porcentagem de pessoas que realizam a ação desejada – é maior. O motivo por trás disso é a segmentação, as ferramentas usadas nesse processo permitem definir exatamente quem verá aquele conteúdo.

 

Vejamos um exemplo prático: se uma empresa que trabalha com um serviço de impressão 3d quer se promover nas redes, ela pode fazer ajustes para que seu conteúdo chegue a pessoas que pesquisaram sobre o assunto anteriormente ou mesmo que curtem páginas em redes sociais que estejam relacionadas a ele. Deste modo, as chances de que ela esteja em busca de um prestador de serviço na área são muito maiores.

 

     3. Melhora da credibilidade da empresa

Gerar conteúdo é uma parte muito importante da estratégia digital de toda e qualquer empresa. Isso normalmente é feito por meio de um blog corporativo, de modo que as informações publicadas estejam ligadas ao nome do estabelecimento. Empresas de coaching, por exemplo, podem publicar posts e vídeos com dicas de finanças, emagrecimento e gestão de carreira, conforme o tipo de orientação oferecido por seus profissionais.

 

Vale ressaltar que, além de melhorar o posicionamento do negócio nos mecanismos de buscas, a produção de conteúdo, quando feita nesses moldes, faz com que a credibilidade da empresa melhore. Por conta disso, um cliente em potencial pode se interessar mais por contratá-la ou por adquirir seu produto, o que por sua vez, o torna um lead.

 

     4. Mensuração de resultados mais exata

No mundo dos negócios, números são tudo. Afinal de contas, o objetivo de um estabelecimento é um só: lucrar. Para que essa meta seja atingida, é fundamental que o empreendedor tenha uma série de métricas sob controle, de modo que sua tomada de decisão seja feita com mais segurança.

 

A boa notícia é que, se o estabelecimento investe em marketing digital, esse processo fica muito mais simples. Isso porque, ao contrário de peças de divulgação tradicionais, como faixas e banners, é possível mensurar com exatidão valores como a audiência de certo conteúdo, as interações, as conversões, compartilhamentos, etc. Deste modo, é possível averiguar o que funciona e quais são as técnicas que não dão resultados, e assim, devem ser abandonadas.

 

     5. Automação de tarefas

Por último, mas não menos importante, também é interessante considerar que, no marketing digital, o profissional responsável pela área pode automatizar uma série de tarefas. Um bom exemplo disso é o envio de e-mails que ele pode ser feito automaticamente por meio de uma plataforma adequada.

 

Isso é importante, pois deste modo, os profissionais responsáveis pelo marketing digital do estabelecimento têm tempo para se dedicar a atividades produtivas e ao desenvolvimento de estratégias. Deste modo, a captação de leads tende a ser mais eficiente.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!

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