E-mail marketing para franquias: aprenda já a usar a ferramenta!

Você já considerou que o E-mail marketing para franquias é uma das melhores estratégias de marketing digital para gerar maior ROI (retorno sobre investimento) para o seu negócio? Pois saiba que ele tem sido uma das melhores ferramentas para atrair tráfego e converter leads realmente qualificadas.

 

Mas, se você ainda não sabe como usar ou acha que e-mail marketing morreu, continue lendo nosso artigo e veja algumas dicas para utilizá-lo melhor em seu negócio.

 

Mensure o funcionamento da sua estratégia

Usar o e-mail marketing para franquias pode ser uma ótima estratégia para angariar mais vendas e aumentar o faturamento, mas não basta só montar alguns e-mails pré-formatados e achar que isso trará clientes. Assim como qualquer estratégia de marketing, o e-mail marketing exige refinamento — e isso só vem por meio de testes.

 

Um dos testes mais eficientes realizados dentro de uma estratégia de e-mail marketing é o teste A/B. Ele funciona da seguinte forma: divida os assinantes da sua newsletter em dois grupos (A e B). Então, envie o e-mail para eles com uma pequena diferença (exemplo: grupo A recebe informações sobre Produto 1 e grupo B sobre o produto 2). Em seguida, analise os resultados.

 

Repita o processo várias vezes, sempre alterando algum detalhe (sempre um detalhe de cada vez, para que você saiba sempre qual o efeito que cada mudança causa) para ter um melhor entendimento do seu público e da sua estratégia.

Realizando esses testes é possível saber, por exemplo, quais assinantes abrem seus e-mails à noite ou de manhã, quem está mais propenso a comprar no fim ou no começo do mês, quem gosta mais de algum tipo de produto ou quem prefere fazer compras com descontos, entre outros fatores importantes para a conversão.

Faça a análise de dados do E-mail marketing para franquias

Realizar testes é muito importante para otimizar o funcionamento da sua estratégia de e-mail marketing. Porém, analisar os dados obtidos nesses testes é mais importante ainda.

Analisar dados não é uma tarefa fácil e exige uma interpretação abrangente sobre os testes. Com uma boa pesquisa, é possível identificar o perfil do cliente que assina a sua newsletter e então produzir uma campanha que seja 100% focada nele!

 

Ofereça valor de verdade para os seus assinantes

Existe um conceito no mundo do marketing digital que é o de se “nutrir a lead”. Quando um cliente assina o seu canal de e-mail marketing, ele se torna uma lead — ou seja, alguém que aceita entrar em contato direto com sua empresa e que só precisa do incentivo certo para fechar a compra.

 

Ter uma nova lead não significa que você tem um novo cliente. Para converter a lead em cliente, é preciso nutri-la. Ou seja, oferecer conteúdo de valor para ele.

 

Para isso é que os testes são utilizados. Você deve conhecer seu público, identificar os padrões e gostos dele e então desenvolver um conteúdo focado em seus interesses para que eventualmente ele realize uma compra.

 

Use imagens e outros recursos

Pronto! Você já fez testes, nutriu a lead e está tudo certo, só falta fechar a compra. Então, você manda um texto cheio de erros de português, fonte extremamente colorida e com muitas gírias. Não dá para se surpreender por que a lead acabou perdendo o interesse, não é mesmo?

 

Formatar corretamente a sua mensagem é essencial para garantir que ela seja entregue corretamente para a seu lead. Use imagens, gifs, linguagem adequada e outras técnicas para garantir que seu assinante entenda o conteúdo e se sinta atraído por ele.

 

Recompense o cliente

Lembre-se de que mesmo que o cliente não tenha comprado nada ainda, o seu canal de comunicação deve permanecer sempre aberto. Ofereça sempre algumas recompensas, como e-books, conteúdos relevantes, entre outras estratégias de atração. Assim, conseguirá manter sempre uma relação contínua com seu futuro cliente.

 

Algumas pessoas demoram mais para tomar a decisão de uma compra e o e-mail marketing para franquias pode ser sua principal ferramenta para continuar se relacionando com sua lead e conseguir realizar um investimento de sucesso no futuro .

 

Gostou desses informações sobre e-mail marketing para franquias?

Grande abraço e até a próxima!

 

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!

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