Como divulgar uma franquia no Facebook

O Facebook tem mais de 80 milhões de usuários no Brasil, o que proporciona oportunidades de negócios para todos os segmentos do mercado, incluindo as franquias. Desenvolver uma estratégia que englobe as mídias sociais é fundamental para atingir o público-alvo, fortalecer o relacionamento com potenciais clientes e divulgar a franquia no Facebook de forma positiva.

 

Entretanto, para obter sucesso nessa empreitada, é preciso saber como divulgar uma franquia no Facebook de forma eficiente! Nesse post, vamos te dar algumas dicas sobre o assunto.

 

Crie uma página de negócios

É importante que o franqueador reconheça a importância do profissionalismo ao inserir a franquia no marketing digital. O primeiro passo, então, é criar uma página de negócios, que vai oferecer mais opções do que um perfil.

 

A página deve conter as informações mais relevantes para o público-alvo, sem se tornar cansativa, seja por excesso de postagens, seja por conteúdos irrelevantes para o segmento. Mantenha na página as opções para direcionar o usuário para o site e para os perfis em outras mídias.

 

Publique conteúdo relevante

Uma das principais estratégias para se diferenciar dos concorrentes e atrair a atenção dos usuários é publicar conteúdos relevantes nas mídias sociais. Isso não significa que devam ser postados textos extensos, mas direcionamentos para o blog da franquia, notícias em sites confiáveis etc.

 

As imagens são fundamentais e correspondem a até 75% dos conteúdos corporativos no Facebook, o que aumenta a importância de que sejam exclusivas e trabalhadas. Todo o material publicado deve levar em consideração o público-alvo: se não for interessante para ele, não precisa estar na página!

 

Utilize o Facebook Ads

O conteúdo orgânico do Facebook é fundamental para aumentar a relevância da presença da franquia na mídia social, mas não reduz a importância de utilizar complementarmente o Facebook Ads, tanto para criar anúncios quanto para patrocinar publicações.

Crie anúncios que sejam visualmente atraentes e ao mesmo tempo informativos para atrair um público qualificado para a campanha. Entre os grandes diferenciais do Facebook Ads está a segmentação, que veremos a seguir.

 

Segmente as campanhas

Ao iniciar uma estratégia de mídias sociais e pesquisar sobre como divulgar uma franquia no Facebook, um dos meios que você certamente vai encontrar para isso é a segmentação das campanhas.

 

O Facebook permite que a campanha seja segmentada em níveis de detalhamento fundamentais para impactar um público mais interessado e qualificado no que a franquia tem a oferecer.

 

Entre as opções de segmentação do Facebook, destacam-se:

  • Localização;
  • Dados demográficos;
  • Interesses;
  • Gênero;
  • Escolaridade.

Direcionar publicações e anúncios para públicos mais específicos permite aumentar o sucesso da campanha ao mesmo tempo em que isso melhora o retorno sobre investimento.

 

Interaja com o público

Nenhum negócio consegue criar uma presença online relevante se não valoriza o próprio público — e valorizá-lo significa interagir com ele. Entre as ações que são essenciais no Facebook está a de responder perguntas e comentários, incluindo as críticas.

 

Algumas empresas que se negaram a responder os comentários negativos nas páginas viram a relevância e a avaliação da página despencarem. Aproveite esse espaço para incentivar debates e mostrar ao usuário que você se importa com a opinião dele.

 

Outra forma de gerar engajamento com o público são os pedidos de feedback, a realização de promoções, concursos e brindes.

Direcione os usuários para o site ou para o blog

Há uma probabilidade entre 40 e 150 vezes maior de o usuário ver o conteúdo de uma página no seu feed de notícias do que na própria página da empresa.

Isso significa que, por mais que na página exista um direcionamento para o site, essa estratégia deve estar presente nas publicações de forma instigante, com chamadas para o blog, (saiba qual é o melhor CMS para blog) páginas informativas e conteúdos multimídia.

 

Conheça a importância de saber divulgar uma franquia no Facebook

Não adianta apenas estar presente nas mídias sociais se não pesquisar sobre como divulgar uma franquia no Facebook. Executar as estratégias equivocadamente é um erro tão frequente quanto subestimar a importância das diferentes mídias.

 

Se o seu público está nas redes sociais, é fundamental que a franquia também esteja, e um novo empreendedor deve estar ciente disso.

 

Quer usar o Facebook para melhorar a presença online da sua franquia e fortalecer o relacionamento com clientes e potenciais clientes?

 

Curta a minha página no Facebook e mantenha-se informado em todos os canais!

 

Grande Abraço!

 

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!

Deixe um comentário

1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by