O Facebook tem mais de 80 milhões de usuários no Brasil, o que proporciona oportunidades de negócios para todos os segmentos do mercado, incluindo as franquias. Desenvolver uma estratégia que englobe as mídias sociais é fundamental para atingir o público-alvo, fortalecer o relacionamento com potenciais clientes e divulgar a franquia no Facebook de forma positiva.
Entretanto, para obter sucesso nessa empreitada, é preciso saber como divulgar uma franquia no Facebook de forma eficiente! Nesse post, vamos te dar algumas dicas sobre o assunto.
Crie uma página de negócios
É importante que o franqueador reconheça a importância do profissionalismo ao inserir a franquia no marketing digital. O primeiro passo, então, é criar uma página de negócios, que vai oferecer mais opções do que um perfil.
A página deve conter as informações mais relevantes para o público-alvo, sem se tornar cansativa, seja por excesso de postagens, seja por conteúdos irrelevantes para o segmento. Mantenha na página as opções para direcionar o usuário para o site e para os perfis em outras mídias.
Publique conteúdo relevante
Uma das principais estratégias para se diferenciar dos concorrentes e atrair a atenção dos usuários é publicar conteúdos relevantes nas mídias sociais. Isso não significa que devam ser postados textos extensos, mas direcionamentos para o blog da franquia, notícias em sites confiáveis etc.
As imagens são fundamentais e correspondem a até 75% dos conteúdos corporativos no Facebook, o que aumenta a importância de que sejam exclusivas e trabalhadas. Todo o material publicado deve levar em consideração o público-alvo: se não for interessante para ele, não precisa estar na página!
Utilize o Facebook Ads
O conteúdo orgânico do Facebook é fundamental para aumentar a relevância da presença da franquia na mídia social, mas não reduz a importância de utilizar complementarmente o Facebook Ads, tanto para criar anúncios quanto para patrocinar publicações.
Crie anúncios que sejam visualmente atraentes e ao mesmo tempo informativos para atrair um público qualificado para a campanha. Entre os grandes diferenciais do Facebook Ads está a segmentação, que veremos a seguir.
Segmente as campanhas
Ao iniciar uma estratégia de mídias sociais e pesquisar sobre como divulgar uma franquia no Facebook, um dos meios que você certamente vai encontrar para isso é a segmentação das campanhas.
O Facebook permite que a campanha seja segmentada em níveis de detalhamento fundamentais para impactar um público mais interessado e qualificado no que a franquia tem a oferecer.
Entre as opções de segmentação do Facebook, destacam-se:
- Localização;
- Dados demográficos;
- Interesses;
- Gênero;
- Escolaridade.
Direcionar publicações e anúncios para públicos mais específicos permite aumentar o sucesso da campanha ao mesmo tempo em que isso melhora o retorno sobre investimento.
Interaja com o público
Nenhum negócio consegue criar uma presença online relevante se não valoriza o próprio público — e valorizá-lo significa interagir com ele. Entre as ações que são essenciais no Facebook está a de responder perguntas e comentários, incluindo as críticas.
Algumas empresas que se negaram a responder os comentários negativos nas páginas viram a relevância e a avaliação da página despencarem. Aproveite esse espaço para incentivar debates e mostrar ao usuário que você se importa com a opinião dele.
Outra forma de gerar engajamento com o público são os pedidos de feedback, a realização de promoções, concursos e brindes.
Direcione os usuários para o site ou para o blog
Há uma probabilidade entre 40 e 150 vezes maior de o usuário ver o conteúdo de uma página no seu feed de notícias do que na própria página da empresa.
Isso significa que, por mais que na página exista um direcionamento para o site, essa estratégia deve estar presente nas publicações de forma instigante, com chamadas para o blog, (saiba qual é o melhor CMS para blog) páginas informativas e conteúdos multimídia.
Conheça a importância de saber divulgar uma franquia no Facebook
Não adianta apenas estar presente nas mídias sociais se não pesquisar sobre como divulgar uma franquia no Facebook. Executar as estratégias equivocadamente é um erro tão frequente quanto subestimar a importância das diferentes mídias.
Se o seu público está nas redes sociais, é fundamental que a franquia também esteja, e um novo empreendedor deve estar ciente disso.
Quer usar o Facebook para melhorar a presença online da sua franquia e fortalecer o relacionamento com clientes e potenciais clientes?
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Grande Abraço!
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