O nome marketing digital parece ser tão simples de ser interpretado e da mesma forma pode ser interpretado de forma subjetiva.
Esse processo se dá por conta da internet. E como o nome mesmo diz, do serviço de marketing.
A aplicação de estratégias é feita de acordo com o perfil da empresa. O marketing empregado no escritório de arquitetura e engenharia é diferente do de um restaurante, por exemplo.
Com os avanços tecnológicos a facilidade de acesso a internet tem sido cada vez mais frequente. E com isso os comércios se adaptam a atualidades.
A propaganda que antes era paga para entrar em um canal em determinado horário para que tal público viesse ser atingido, é usada, porém atualmente com um custo mais baixo e com um controle de impulsionamento da divulgação de forma remota, através de plataformas da internet.
Tipos de Marketing Digital
Existem várias estratégias que podem ser empregadas em processos de marketing digital, algumas delas serão apresentadas a seguir:
SEM
O search engine marketing (SEM) é o conjunto de estratégias que pode ser realizada para melhorar a impressão do seu site em mecanismos de busca, como o Google, Yahoo e Bing.
Com duas dimensões, o SEM busca trazer mais relevância ao seu site, sendo assim quando houver uma busca como por exemplo por anúncio de venda de casa, a sua imobiliária estará na primeira página de busca do usuário.
Ele exerce o emprego de links patrocinados também, que é a compra de um anúncio, mas não é tão fácil como parece.
Os buscadores, como são chamados essas plataformas de busca, têm que entregar sempre conteúdos de relevância, sendo assim, há regras a serem seguidas, para que o anúncio apareça na guia de busca.
Mídia Display
Sabe quando aparece um anúncio sobre cirurgia de varizes a laser, quando você está navegando por algum site na internet por exemplo?
A plataforma vende um espaço publicitário, a um certo valor, que pode ser fixo ou flexível, e a empresa compra esse espaço, por certo tempo para que haja a veiculação no site. Isso é um tipo de marketing digital.
E-mail Marketing
Como já se pode entender, o e-mail marketing é o disparo de e-mails para uma lista própria, que é o correto, ou pela lista do terceiro, que não é tão recomendado.
Esses e-mails são encaminhados com uma campanha para que o usuário possa ver e se for do agrado adquirir o produto.
Muito cuidado caso vá utilizar a lista de contato de terceiros, assim como o Google, os e-mails tem a missão de entregar aquilo que seu usuário gostaria de ler.
Caso haja muita reclamação ou recusa do seu conteúdo, a plataforma pode simplesmente parar de encaminhar seus e-mails.
Então, caso mesmo assim deseje utilizar da lista de terceiros, encaminhe com o domínio deles e apresente seu conteúdo como parceiro. Assim o seu domínio não fica manchado.
Ao delimitar uma lista, no caso das revistas científicas, por exemplo, precisam buscar por pessoas interessadas em artigos. Assim o disparo é mais assertivo.
SMM
O Social Media Marketing ou Marketing em Redes Sociais, é a divulgação através das redes sociais.
Essas plataformas também utilizam anúncios pagos, onde são divulgados para todos. Como são muitas informações a todo tempo, talvez optar por esses anúncios seja mais lucrativo.
E além do seu público, a possibilidade de alcançar uma nova gama de clientes também é válida.
Remarketing
Já fez a busca por um valor de hotel para cachorro e depois disso vários e-mails foram direcionados a você com o mesmo assunto.
Para isso existem várias ferramentas de remarketing que são fáceis de implementar e fáceis de usar.
Benefícios do Marketing Digital
Esses tipos de marketing digital trazem alguns benefícios a sua marca ou comércio. Mesmo que ele seja segmentado como a venda de balanças para restaurante.
Esses benefícios são:
- Maior visibilidade
- Criação de um novo público
- Modernidade para a marca
- Acessibilidade, podendo atingir público de outro estado.
- Credibilidade para o domínio
- Ganho de relevância nas plataformas de pesquisa.
Agora é só investir em seu negócio
Agora que você já sabe os principais tipos de marketing digital proporciona e como deve ser aplicada. É só optar pelo tipo que mais combina com o seu negócio e investir no mercado digital.
Conteúdo produzido por Business Connection