Por que medir os dados do site é importante, e quais dados medir?

Medir os dados de um site específico pode possuir uma grande relevância no marketing digital, principalmente ao se falar de empresas que tem por objetivo aumentar as suas vendas e o contato com o seu público.

É fundamental que as empresas que buscam melhorar as suas metas e todos os seus objetivos passem a medir os dados que passam a influenciar o site, como é o caso do tráfego, o tempo de acesso e os números de conversões.

Medir os dados de um site é imprescindível para que as empresas saibam o que acontece com a sua página e, a partir disso, traçar as estratégias para ter a oportunidade de alcançar os objetivos que possui.

Esses dados podem ser distintos e alguns garantem informações relevantes para o crescimento das empresas, principalmente aqueles que demonstram as taxas de rejeições, e até mesmo quais os conteúdos mais procurados que possam investir mais.

A partir do momento que você decide medir os dados,  você poderá ter acesso a dados distintos, como as métricas que indicam o total de tráfego por semana, mês e até mesmo por semestre ou ano.

O importante é que a empresa utilize as ferramentas de qualidade que possam ajudar a medir os dados tendo a sua disposição um relatório com as informações relevantes para que continue a promover ações e estratégias importantes para empresa atingir o objetivo.

 

Saiba mais sobre quais dados deve medir

Quais dados deve medir

Para as empresas que desejam saber quais dados medir é importante parar para identificar os seus objetivos e com base nisso determinar quais são os dados mais importantes para se medir.

De certo modo é possível citar quais as opções mais utilizadas pelas as empresas que traçam metas e objetivos, e quase sempre são usados como fator decisivo para entender o que ocorre com o seu site. A começar pela a medição das métricas de acesso dos sites.

Essa métrica de acesso permite observar o número de visitantes no site, as páginas mais acessadas e tem a chances de determinar quais as regiões do país acessam o seu site e assim em diante.

Também é importante medir os dados das métricas de conversão, que para as empresas é relevante, pois a pessoa passa a saber quantos visitantes foram transformados em um ‘lead’ e que possui uma importância pois é fundamental para aumentar vendas.

Dependendo do tipo do site, se ele for institucional ou um e-commerce as métricas serão diferentes, pois para cada negócio precisa ser levado em consideração o tipo de  “GOL”, isso mesmo. Lembrando um pouco o nosso futebol, se o Gol foi de letra ou foi de bicicleta.

Para o Institucional se houve ligação ou preenchimento de formulário, para e-commerce se houve uma finalização de venda ou não.

Também poderá medir os dados referentes a métrica de engajamento (Redes Sociais), que é uma opção relevante devido ao fato de poder medir e até analisar qual é o tempo médio de permanência de cada usuário no site, o que pode indicar quais são as páginas mais visitadas no site e qual conteúdo passa a ter mais relevância com os públicos.

A partir dessa medição é possível traçar ações e estratégias relevantes para sobressair a sua empresa e até ter mais ganhos.

Algumas medições vão um pouco mais afundo nessas métricas, permitindo saber como o usuário navega pelo site ou onde clica.

Algumas ferramentas permitem medir desde da quantidade de clique na página e qual dispositivo, até onde o cliente fez o scroll da página e até gravações de como o usuário navega pelo site.Gerando assim relatórios e insigths de onde podemos melhorar a experiência de navegação para usuário.

Outro fator importante e que a pessoa deverá medir os dados é a métrica a qual se refere ao relacionamento. O relacionamento seria para saber como o público se comunica com o site, seja em comentários feitos em um blog ou até mesmo nas redes sociais da empresa.

Com base nessa medicação passa a ser possível influir na geração de conteúdos com intuito de chamar a atenção de todo o seu público, assim facilitando a geração de idéias para o site ,  aumentando todas as taxas do site e alcançando seu objetivo, o aumento nos contatos e vendas.

 

Resumindo em poucas linhas.

Antes de sair medido tudo, defina quais serão as métricas as serem definidas e quais os objetivos. Conforme você for evoluindo, aplique outras novas ações de marketing e defina outras métricas e lembre-se: teste sempre!

Quer saber como implementar uma boa estratégia de medição de site?

 

 

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!

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