Medir os dados de um site específico pode possuir uma grande relevância no marketing digital, principalmente ao se falar de empresas que tem por objetivo aumentar as suas vendas e o contato com o seu público.
É fundamental que as empresas que buscam melhorar as suas metas e todos os seus objetivos passem a medir os dados que passam a influenciar o site, como é o caso do tráfego, o tempo de acesso e os números de conversões.
Medir os dados de um site é imprescindível para que as empresas saibam o que acontece com a sua página e, a partir disso, traçar as estratégias para ter a oportunidade de alcançar os objetivos que possui.
Esses dados podem ser distintos e alguns garantem informações relevantes para o crescimento das empresas, principalmente aqueles que demonstram as taxas de rejeições, e até mesmo quais os conteúdos mais procurados que possam investir mais.
A partir do momento que você decide medir os dados, você poderá ter acesso a dados distintos, como as métricas que indicam o total de tráfego por semana, mês e até mesmo por semestre ou ano.
O importante é que a empresa utilize as ferramentas de qualidade que possam ajudar a medir os dados tendo a sua disposição um relatório com as informações relevantes para que continue a promover ações e estratégias importantes para empresa atingir o objetivo.
Saiba mais sobre quais dados deve medir
Para as empresas que desejam saber quais dados medir é importante parar para identificar os seus objetivos e com base nisso determinar quais são os dados mais importantes para se medir.
De certo modo é possível citar quais as opções mais utilizadas pelas as empresas que traçam metas e objetivos, e quase sempre são usados como fator decisivo para entender o que ocorre com o seu site. A começar pela a medição das métricas de acesso dos sites.
Essa métrica de acesso permite observar o número de visitantes no site, as páginas mais acessadas e tem a chances de determinar quais as regiões do país acessam o seu site e assim em diante.
Também é importante medir os dados das métricas de conversão, que para as empresas é relevante, pois a pessoa passa a saber quantos visitantes foram transformados em um ‘lead’ e que possui uma importância pois é fundamental para aumentar vendas.
Dependendo do tipo do site, se ele for institucional ou um e-commerce as métricas serão diferentes, pois para cada negócio precisa ser levado em consideração o tipo de “GOL”, isso mesmo. Lembrando um pouco o nosso futebol, se o Gol foi de letra ou foi de bicicleta.
Para o Institucional se houve ligação ou preenchimento de formulário, para e-commerce se houve uma finalização de venda ou não.
Também poderá medir os dados referentes a métrica de engajamento (Redes Sociais), que é uma opção relevante devido ao fato de poder medir e até analisar qual é o tempo médio de permanência de cada usuário no site, o que pode indicar quais são as páginas mais visitadas no site e qual conteúdo passa a ter mais relevância com os públicos.
A partir dessa medição é possível traçar ações e estratégias relevantes para sobressair a sua empresa e até ter mais ganhos.
Algumas medições vão um pouco mais afundo nessas métricas, permitindo saber como o usuário navega pelo site ou onde clica.
Algumas ferramentas permitem medir desde da quantidade de clique na página e qual dispositivo, até onde o cliente fez o scroll da página e até gravações de como o usuário navega pelo site.Gerando assim relatórios e insigths de onde podemos melhorar a experiência de navegação para usuário.
Outro fator importante e que a pessoa deverá medir os dados é a métrica a qual se refere ao relacionamento. O relacionamento seria para saber como o público se comunica com o site, seja em comentários feitos em um blog ou até mesmo nas redes sociais da empresa.
Com base nessa medicação passa a ser possível influir na geração de conteúdos com intuito de chamar a atenção de todo o seu público, assim facilitando a geração de idéias para o site , aumentando todas as taxas do site e alcançando seu objetivo, o aumento nos contatos e vendas.
Resumindo em poucas linhas.
Antes de sair medido tudo, defina quais serão as métricas as serem definidas e quais os objetivos. Conforme você for evoluindo, aplique outras novas ações de marketing e defina outras métricas e lembre-se: teste sempre!
Quer saber como implementar uma boa estratégia de medição de site?
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