Marketing Imobiliário e suas Personas

Primeiramente, o que significa a palavra persona? Ela é nada mais que uma representação fictícia de um cliente ideal de um negócio, ela é criada, baseando-se no seu comportamento, persona e público alvo, estão lado a lado, porém a principal diferença entre elas é que público alvo, se trata de um grupo especifico de pessoas que possuem características/comportamentos iguais ou parecidos, e quando falamos em persona, falamos menos em estatísticas e mais em personalidade.

Um bom exemplo disso seria, eu trabalho com vendas de maquiagem e cosméticos, e meu público alvo é  ‘’mulheres, de 15 a 40 anos’’ já falando em persona, temos, ‘’Julia, 17 anos, problemas com acne’’ ou seja eu sei exatamente que produto oferecer, e sei que ela vai gostar.  Trabalhando com personas, aumentamos muito a probabilidade de vendas e negócios fechados. 

Você alguma vez já se questionou sobre qual é o público alvo da sua empresa, sobre quem é seu cliente, qual seu perfil e qual suas necessidades? Não? Então está na hora de começar a pensar em agregar o marketing imobiliário e Personas a sua lista de tarefas. Pois compreender quem compraria seus produtos/serviços é importantíssimo para o desenvolvimento da sua empresa.

A partir de uma base de clientes, por exemplo, podemos iniciar algumas ‘’pesquisas’’independente da diferença entre eles, você sempre notará um comportamento padrão, e é a partir disso que começaremos a criar nossos tipos de personas, vale lembrar que, você pode ter quantos tipos de persona você quiser, porém ter um número muito grande deles, pode fazer com que sua empresa acabe perdendo um pouco o foco. E sem saber para quem direcionar determinados produtos/serviços, voltamos à estaca zero.

A criação de personas é uma estratégia fundamental para o marketing do seu negócio, sem uma persona definida, você pode acabar se perdendo e falando português a quem só entende grego, ou oferecendo comida de gato para rato, o que te faz perder não só dinheiro, como tempo.

Vamos falar então sobre, como implementar o marketing imobiliário e personas em nossa empresa,e por onde começar? Primeiramente, faça um levantamento dos dados de seus clientes, caso ache que falte informações, não tenha receio em entrar em contato com eles, seja por e-mail ou presencial. E quando o contato for feito, lembre-se de fazer as perguntas certas, que estão ligadas ao processo de venda e locações de imóveis, isso ajudará no marketing imobiliário, não esqueça também de seu objetivo é principalmente,  conhecer melhor esse cliente. 

Um ótimo aliado para a criação das personas, é o CRM, traduzida a sigla CRM significa Gestão de relacionamento com o cliente, ele tem naturalmente o objetivo de gerenciar a relação de seus clientes, obtendo informações e comportamentos, aos quais são utilizados  para montar um perfil do mesmo e assim, podermos redireciona-los a um produto/serviço do qual ele provavelmente irá gostar. Através dele conseguimos obter muita informação valiosa, como a idade, renda mensal, preferências e cruzar todos esses dados, por isso é importante não deixar nada de lado, mantendo nossos cadastros sempre atualizados para que suas analises sejam cada vez mais precisas.

Entretanto, não se cobre tanto quanto a isso, algumas informações, podem levar algum tempo para serem coletadas, isso vem naturalmente durante o processo de locação ou venda. Existem hoje em dia, websites que foram desenvolvidos para a geração de personas, completamente gratuitos, eles te ajudam a organizar essas informações e assim facilitam seu trabalho.

 

Listaremos abaixo, alguns pontos que você deve tomar assim que definir sua persona.

 

Defina um foco: como citamos anteriormente, pode se ter mais de uma persona e isso é totalmente normal, porém você acaba ficando na dúvida: qual persona devo priorizar? O correto é focar em uma, mas não esquecer das outras, escolha a que mais se identifica com sua empresa e foque nela, os resultados serão melhores pois irá atrair pessoas com real potencial de compra/aluguel. E consequentemente irá economizar gastos que teriam sido usados com as pessoas erradas.

 

Revise seu cartão de visitas:  verificar se seu cartão de visitas, que é uma das primeiras coisas que é vista, realmente transmite a imagem que você quer que a persona tenha de você. Se está de acordo com seu objetivo, ou não, pode até parecer que não, mais isso é muito importante e transmitir seu objetivo logo de cara, torna mais fácil a comunicação entre você e seu cliente. Dessa forma vale analisar, cores, formatos e linguagem utilizada.

 

Aborde seu cliente: não deixe de conversar com seu cliente, afinal é ele que pode te dizer se sua estratégia está realmente funcionando. Pois se isso realmente funcionar para o cliente em questão, significa que está funcionando também para outros.

 

Estar atento as mudanças: o que isso quer dizer? Não significa que você coletou informações suficientes da sua persona, e que você a definiu, que não tenha que continuar obtendo informações, pode até parecer obvio, mais já pararam para pensar em como as coisas mudam de forma hoje em dia? No quanto as pessoas mudam e se refazem? Então não pare no tempo, mantenha-se numa constante, como diz o ditado ‘’ devagar e sempre’’.

 

Por fim é recomendado que se faça uma atualização a cada semestre, apenas para verificar quais são os assuntos e tendências que seu público tem acompanhado e manter o seu marketing imobiliário em dia. E assim estar por dentro de tudo que acontece no ramo imobiliário e preparado para cada situação.

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!
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