Marketing de Relacionamento para Franquias: como ele pode te ajudar no crescimento da franquia?

Se há uma coisa que não podemos negar, é a forma com que o mercado vem mudando consideravelmente. Pense na sua empresa: quantas semelhantes a ela apareceram nos últimos cinco anos? A concorrência está crescendo e a competitividade está cada vez maior dentro de todos os nichos de mercado.

 

Diante de tantas mudanças e o aumento da concorrência, é preciso encontrar formas variadas de fazer a diferença no mercado e realmente atingir o seu cliente de forma certa.

 

Nesse momento, notamos um grande destaque nas estratégias de marketing de relacionamento para franquias. Vamos descobrir um pouco mais sobre elas?

 

O que é marketing de relacionamento para franquias?

O marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que, como o próprio nome diz, foca no relacionamento entre empresa e consumidor.

 

Essa estratégia engloba vários momentos da vida de cada cliente, trabalhando o pré, o durante e o pós-venda, sempre com o foco em trazer o cliente para o lado da empresa como alguém que não só consome, mas como alguém que defende e gosta das soluções comercializadas pelo seu negócio, podendo inclusive se tornar um defensor.

 

A importância desse investimento é devida às mudanças de mercado. Com tanta concorrência evidente, é preciso que sua empresa esteja na cabeça do consumidor, como um negócio que não só vende um produto, mas auxilia os clientes em momentos de dúvida e dificuldade, resolve de forma proativa eventuais problemas que podem surgir e auxilia na tomada de decisão no momento da compra, por exemplo.

 

Como aplicar o marketing de relacionamento no dia a dia de uma franquia?

O marketing de relacionamento pode ser aplicado em diversos segmentos do mercado, e isso inclui os empreendedores que trabalham com franquias. Para colocar em prática, é preciso investir nessas estratégias:

 

1. Utilização de redes sociais como ferramenta de comunicação

O primeiro passo para o investimento em marketing de relacionamento é estar presente nas redes sociais. A internet possibilitou que o consumidor tenha voz, e agora ele consegue falar diretamente com a empresa, e “fazer barulho” quando alguma experiência é desagradável.

 

Por isso, é fundamental que você esteja nessas plataformas: você precisa ser capaz de identificar esses problemas e resolvê-los da forma mais rápida possível.

 

Outro ponto positivo de utilizar as redes sociais é que, como ferramentas de relacionamento, elas permitirão que você conheça cada vez mais seus clientes, conseguindo coletar dados importantes que podem servir para otimizar as estratégias de ação.

 

2. Envio de e-mail marketing para sua base de clientes

Uma outra forma de criar uma estratégia de marketing de relacionamento é o envio de e-mail marketing para a sua base de clientes.

 

Esses e-mails servirão para se relacionar com os seus clientes para descobrir como está a satisfação com o seu produto ou serviço, como você pode ajudá-los e até para oferecer novos produtos.

 

3. Criação de um plano de fidelização e indicação de clientes

O segredo de um bom relacionamento com o cliente é mantê-lo ativo dentro da sua empresa. Uma forma de atingir esse comportamento é com a criação de planos de fidelização e indicação de novos clientes.

Sempre ofereça vantagens para clientes fiéis, e trabalhe esse plano estimulando-o com a oferta de recompensas interessantes já aprovadas no seu sistema de franquias.

Quer ter sucesso com o seu negócio? Confira nosso artigo sobre os 6 erros comuns ao empreender e saiba como evitá-los

 

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!

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