Customer success

Customer success: como atrair e reter clientes de forma eficaz

A perda de clientes e o aumento do índice de inadimplência são os primeiros sintomas que, quando detectados pelo empreendedor, acionam o estado de alerta. Condição que tem se espalhado pelo mercado, a queda nas vendas preocupa os pequenos e grandes negócios.

Na busca por encontrar soluções para esse problema emergente, os empreendedores têm investido em alternativas para detecção das razões, planejando ação de reversão e implantando mecanismos de resolução.

Mas como detectar as razões?

Para que seja possível resolver essas questões é muito importante saber as razões pelas quais os clientes estão indo embora, ou deixando de pagar. Existem duas motivações principais para essas ocorrências: eles estão sendo impactados pela crise, ou não enxergam valor no produto ou serviço ofertado. Por isso, compreender a razão é extremamente importante para que o empreendedor possa planejar ações de melhoria e solucionar o problema.

 

Como Planejar essas ações?

Receber feedback por parte dos clientes é extremamente importante para a consistência e fortalecimento dos negócios. Compreender as impressões do cliente em relação ao produto oferecido ou ao serviço prestado é uma das formas mais eficazes de retê-los.

 

Para iniciar o planejamento das ações é preciso ter um sistema enxuto que ofereça o retorno que a empresa precisa. Uma forma de conseguir resultados consistentes é por meio do customer success. Diferentemente dos serviços de SAC e pós-venda, esse sistema não visa apenas conhecer os problemas do cliente e soluciona-lo, mas tem como principal objetivo reter clientes.

A implementação dessa área certamente faz a diferença na saúde financeira da empresa. O customer success ou Sucesso do Cliente, buscar reter e fidelizar clientes, evitando custos com aquisição de novos clientes.

 

Quais são as resoluções eficazes para o problema?

Existem 3 ações fundamentais para desenvolver um serviço de atendimento enxuto, de forma que, seja possível não apenas atrair, mas também reter os clientes. São elas:

 

  1. Entenda o sucesso do cliente

Pode parecer estranho, mas compreender o sucesso do cliente é um passo importante para fidelização do mesmo. Quando falamos em compreensão dos motivos que levam o cliente a ter êxito na compra e quais os fins dos produtos adquiridos, é porque a busca da empresa deve ser em entender quais são as aspirações do cliente e compreender como a empresa pode ajudá-lo.

Por isso, uma forma de reter clientes é fazendo com que a oferta o auxilie a conquistar os seus objetivos. Desta maneira o cliente irá associar a empresa (produto/serviço} com o crescimento de sua própria empresa.

Entender o que é o sucesso do cliente é uma das dicas mais valiosas para reter clientes, pois um cliente fidelizado é mais lucrativo, tem maior barreira de entrada para concorrência e enxerga valor tangível e intangível da marca.

 

  1. Qualifique a equipe

Um bom atendimento é a porta de entrada para captação de clientes e é o que ajuda a retê-los. Por isso, é extremamente importante que a empresa invista na qualificação dos funcionários. Uma equipe capacitada e bem treinada pode render muitas vantagens, como: aumento da produtividade e a mão de obra mais qualificada.

 

Os funcionários são representantes da marca e influenciam diretamente a percepção do público-alvo. Por isso, uma equipe despreparada pode render um alto prejuízo a empresa. Por outro lado, um funcionário altamente capacitado pode atender melhor os clientes, contornar objeções, evitar possíveis crises, além de ser muito mais produtivo.

 

  1. Seja empático

A falta de empatia é uma das causas da não fidelização dos clientes. Não somente a educação da equipe, mas da postura da empresa, são levados em conta na avaliação do cliente. A empatia é importante para as vendas. Ser empático com os consumidores é compreender suas necessidades e colocá-los em primeiro lugar.

Reter clientes é a chave do sucesso!

 

 

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