Como Incorporar Automação de Marketing no seu Plano de Marketing Digital

 

Sabia que é possível aumentar as vendas por meio da análise dos resultados de campanhas, segmentar estratégias de marketing, atrair e converter leads em clientes com ferramentas de automação de marketing sem precisar ampliar o número de funcionários?

Um dos grandes desafios de qualquer empresário é aumentar o número de vendas, e para tornar isso um processo menos demorado e mais assertivo ele pode executar um plano de marketing digital.

 

Entender a dificuldade

Normalmente, as pessoas não estão preparadas para comprar um produto assim que acessam o site da empresa, seja porque não conhecem a marca, porque não precisam do produto ou por não terem dinheiro.

Por esse motivo, se destacar em meio a concorrência é um desafio que faz muitas empresas buscarem por estratégias qualificadas implementando um plano de marketing digital.

O que Automação de Marketing pode fazer por você

ferramentas de automação de marketing

 

Para alcançar o objetivo, a marca precisa traçar algumas estratégias de inbound marketing sustentadas pelo funil de vendas. 

Essas estratégias são baseadas em 5 etapas:

 

Atrair

Para chamar a atenção de possíveis clientes é preciso oferecer conteúdo educativo e que agregue valor. 

Isso pode ser feito por meio um blog, de ebooks, redes sociais, anúncios e da otimização do site, por exemplo. 

Dessa forma, determinados conteúdos podem ser de interesse do visitante fazendo com que ele acesse para aprender mais sobre o assunto e para resolver algum problema relacionado com o tema.

 

Converter

Converter o cliente em lead não é algo tão difícil, basta oferecer um conteúdo ao visitante, seja em forma de vídeo, formulário, landing page ou ebook que o ajude a resolver algum problema.

Em troca disso, ele oferece os dados dele, como e-mail, telefone ou cargo, por exemplo. 

Assim, a marca consegue segmentar o perfil do cliente, enviar conteúdos personalizados e com maior chance de efetividade.

 

Relacionar

O relacionamento servirá para educar o possível cliente, agregar valor e eliminar impasses. 

Quando a marca faz isso, ela constrói uma relação de autoridade e mostra que possui experiência na área criando um laço de confiança. 

Pense bem: Você prefere comprar algum produto de uma marca que já conhece e acompanha ou de algum lugar que não conhece? 

 

Vender

Depois de se relacionar bastante com o cliente, oferecer diversos conteúdos que agreguem valor, mostrar que entende do que está falando e passar confiança, a empresa pode fazer uma oferta para vender seu produto ou serviço.

 

Analisar

Depois de aplicar toda essa estratégia dentro do plano de marketing digital, é preciso analisar o desempenho e os resultados para saber se será necessário ou não adaptar o plano. 

As ferramentas de inbound marketing podem ser muito úteis neste momento, pois elas podem tornar o processo muito mais ágil e produtivo.

Essas ferramentas podem ser abastecidas com dados que a empresa alcança e que serão importantes para analisar como foi sua performance. 

A partir disso é possível segmentar, medir resultados, analisar o que foi efetivo e o que não deu tão certo assim, entre muitas outras coisas que fazem com que as estratégias melhorem. 

Todas essas etapas estão presentes nas ferramentas de automação de marketing e podem nortear a empresa de uma maneira mais prática no momento de aplicar a estratégia e de que maneira aplicar. 

 

Defina suas metas

Para definir o plano de marketing digital é importante saber quais são as metas, para isso é importante questionar: Onde chegar? Quais são as metas e objetivos?

Dessa forma, é possível pensar no plano com foco e de maneira mais assertiva. 

Com a plataforma de marketing digital esse processo se torna mais prático, tornando a metodologia mais eficiente. 

 

automação de marketing obrigado

 

Conteúdo produzido por Beatriz Trevizoli, Growth Hacker na Ideal Marketing.

Sobre o Autor:

Sou Consultor de Marketing Digital e Expert de Vendas On-line com 18 anos de experiência no mercado de internet e mais de 600 projetos digitais desde 1997, isso mesmo da época que não existia Wordpress, só o velho e bom notepad!
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by